A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, na noite desta terça-feira (12), o texto-base da chamada PEC dos Benefícios. A proposta de emenda à Constituição cria mais de R$ 41 bilhões em despesas excepcionais destinadas ao pagamento de benefícios sociais e econômicos, com duração até 31 de dezembro. A medida recebeu 393 votos favoráveis e apenas 14 contrários.
Redução. Segundo estimativa do Ministério das Minas e Energia a conta de luz deve ficar, em média, 19,5% mais barata. A mudança faz parte da Lei Complementar 194 - que estabelece teto de 18% para as alíquotas do ICMS cobradas nas faturas. A efetividade da medida depende, no entanto, de regulamentação pelos estados. Veja como deve ficar a cobrança na sua região.
LDO. O Congresso Nacional aprovou, nesta terça-feira (12), o texto-base do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023, depois de acordo entre lideranças partidárias da base governista e da oposição que retirou a obrigatoriedade da execução das “emendas de relator”. O placar final foi de 324 a 110 entre os deputados e de 46 a 23 entre os senadores.
Justiça, Política e Mundo
Gestão Fux. Apoiador da Lava Jato e conhecido por votar sempre a favor da operação, o ministro Luiz Fux assumiu a Presidência da Supremo Tribunal Federal (STF) com a promessa de não medir esforços para fortalecer o combate à corrupção no país e evitar retrocessos. Perto de encerrar seu mandato, porém, o saldo da gestão é considerado negativo por ativistas e observadores.
Convenções partidárias. O prazo para realização das prévias começa dia 20 de julho e vai até 5 de agosto. É a partir das convenções partidárias que os pré-candidatos se tornam, de fato, candidatos. Desse momento em diante deixa de valer parte das restrições da Justiça à propaganda eleitoral. Quando oficializadas as campanhas, os postulantes a cargos eletivos ganham o direito de pedir votos.
Ataque aéreo. O Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos (Centcom) confirmou a morte do líder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria, Maher al Agal, em um ataque aéreo nesta terça-feira (12). Segundo o Centcom, não houve vítimas civis na investida, que também feriu um dos colaboradores mais próximos do líder terrorista.
Opinião da Gazeta
O repique da inflação
A inflação continua desafiando qualquer tendência neste ano de 2022. Após dois meses de forte desaceleração, quando caiu de 1,62% em março para 1,06% em abril e 0,47% em maio, o IPCA de junho voltou a subir, registrando 0,67%. Ainda que tenha vindo levemente abaixo do esperado pelo mercado financeiro, o índice foi suficiente para fazer o acumulado de 12 meses subir ligeiramente, de 11,73% em maio para 11,89%.
As pressões que podem puxar a inflação para baixo são contrabalançadas pelo temor de mais desequilíbrio fiscal.
O que mais você precisa saber hoje
Petróleo. Mais rentável do mundo? Compare o lucro da Petrobras com o de outras petroleiras
Pré-candidato. Sergio Moro: “Minha carreira pública me dá credibilidade e legitimidade para ser senador”
No Paraná. Estudante trans agride alunas após reclamação por uso de banheiro feminino
Colunas e artigos
Paulo Uebel. Que a PEC dos Benefícios abra caminho para outra, a do fim dos privilégios
André Uliano. Aborto: 3 razões pelas quais Barroso está errado sobre a superação de “Roe v. Wade”
Para inspirar
No Sempre Família, você confere uma reportagem que mostra o perdão como caminho para se construir uma relação saudável e duradoura a dois. "Perdoar é respeitar as diferenças, pois só assim será possível superá-las”, diz a doutora em Psicologia e professora da Universidade Positivo, Grazielle Tagliamento. Confira!
Uma ótima quarta-feira pra você!
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião