Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: as Frases da Semana

Congresso sob nova direção. Impeachment de Moraes vai para a pauta?

2026 eleições Câmara Senado
Congresso Nacional: eleições para as presidências da Câmara e do Senado foram realizadas no sábado (1º) (Foto: Andressa Anholete/Agência Senad)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O Congresso elegeu neste sábado (1º) seus novos presidentes: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) no Senado, e Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara. Enquanto a festa de Alcolumbre foi um jantar na residência oficial, a de Hugo Motta foi um "arrasta pé": reuniu políticos do governo Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (Republicanos), cassado em 2016, foi prestigiar seu pupilo e, segundo relatos, era uma das figuras mais disputadas; veja a apuração da Gazeta do Povo sobre a festa de Motta.  

Enquanto Alcolumbre já é figura conhecida, inclusive sendo presidente do Congresso na pandemia e no período da aprovação da Reforma da Previdência, Motta não é tão famoso assim. Nós apresentamos quem é ele.

Impeachment de Moraes. O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ainda não se manifestou sobre a possibilidade de pautar processos de impeachment de ministros do Supremo.

Mas o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que quase 40 senadores já são favoráveis à abertura de um processo de impeachment contra Alexandre de Moraes. É quase metade dos 81 senadores da Tribuna, mas o número não seria suficiente para derrubar o ministro. Saiba mais.

Colunas e artigos

Frases da semana

Rui Costa: deixar a laranja de lado para fugir da inflação.Rui Costa: deixar a laranja de lado para fugir da inflação. (Foto: Montagem sobre foto de Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Política, Economia e Mundo

Opinião da Gazeta

Opinião da Gazeta: Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros

"Por mais que Lula e sua equipe econômica usem e abusem de sorrisos e gestos afáveis para “comemorar” o cumprimento da meta fiscal em 2024, a realidade não é nada risonha."

Para inspirar e se divertir

Dica do Polzo!. Nesta segunda a recomendação de filme é nada menos que do nosso colunista e cronista Polzonoff! Ele escreve sobre “Oficina do Diabo”, primeiro filme de ficção da Brasil Paralelo, sem entrar em discussões técnicas. Vamos à crônica!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.