Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: STF discute regras sobre policiamento

Copom intensifica alta dos juros. Lula passa por novo procedimento. Apoio ao PT racha evangélicos

Campos Neto: críticas por não intervir na cotaçaõ do dólar
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comandou última reunião do Copom em seu mandato. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Em sua última reunião de 2024 e também a derradeira sob o comando de Roberto Campos Neto, o Copom do Banco Central intensificou a alta da taxa de juros. O aumento dessa vez foi de um ponto percentual, fazendo com que a Selic passe de 11,25% para 12,25% ao ano. Veja o que disse o comitê sobre a decisão unânime.

Era de independência. Primeiro presidente do BC sob o regime de autonomia da instituição, Campos Neto encerra o mandato reforçando a independência frente a pressões políticas.

Novo procedimento em Lula. O presidente Lula passará por um novo procedimento nesta quinta (12) para evitar novos sangramentos na cabeça. Confira os detalhes.

Política, Economia e Mundo

Novas investidas políticas de Lula. A possibilidade de aproximação com Lula causou um racha na Frente Parlamentar Evangélica. De olho em 2026, o petista tenta abordar pautas associadas à direita.

Municípios e policiamento. O STF retoma nesta quinta o julgamento que decidirá se municípios têm ou não competência para legislar sobre policiamento preventivo e comunitário. Entenda a discussão.

Giro pelo mundo. Você sabia que na Bolívia a população elege juízes? Mas isso tem servido para manter a esquerda no poder. Nos EUA, Donald Trump escolheu católicos pró-vida para cargos-chave.

Opinião da Gazeta

O futuro nebuloso da Síria e do Oriente Médio. Uma ofensiva veloz conseguiu o que mais de dez anos de guerra civil tinham falhado em obter: a queda do ditador sírio Bashar al-Assad. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O estabelecimento de uma democracia digna do nome na Síria é uma esperança remota, especialmente em uma região onde tais regimes são tão raros; um desfecho mais provável estaria no extremo oposto.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Contra o radicalismo da esquerda. Antes de Donald Trump assumir, há uma oposição interna se organizando no governo americano. Artigo de Christopher F. Rufo discute como eliminar o radicalismo da esquerda.

Paulo Polzonoff Jr. questiona: e se o Lula morrer?

Para inspirar e alegrar

Mais um avanço inédito da ciência. A anemia falciforme é uma doença genética que a ciência não sabia como curar. Mas isso mudou com uma técnica de edição de DNA aplicada em um jovem de 20 anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.