Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: A rota da máfia na América do Sul

Gilmar blinda o STF e Congresso reage. Vara da Lava Jato é alvo da PF. Caminhoneiros prometem iniciar greve

gilmar mendes impeachment
Liminar de Gilmar Mendes elimina ou reescreve trechos da lei do impeachment e dificulta cassação de ministros do STF. (Foto: Luiz Silveira/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Em uma decisão que causou surpresa e revolta, o ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu a regra que permitia a qualquer cidadão pedir o impeachment de ministros da Corte e do Procurador-Geral da República. No Congresso a reação foi imediata, com a apresentação de uma PEC diretamente contra a blindagem e uma articulação para restabelecer as regras do impeachment. Veja como parlamentares planejam responder à decisão.

Manifestação da AGU. Intimado a se manifestar, o advogado-geral da União, Jorge Messias (recém-indicado ao STF), pediu que Gilmar reconsidere a decisão.

Contra a Constituição. Na avaliação de juristas, a decisão de Gilmar Mendes fere o princípio da soberania popular e dificulta qualquer tipo de controle sobre os membros da Corte. Confira o que eles dizem.

Opinião da Gazeta

Gilmar Mendes muda lei do impeachment e cria blindagem em causa própria. Gilmar Mendes decidiu se livrar de trechos inconvenientes da lei que define os crimes de responsabilidade de autoridades e o rito para sua cassação. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A blindagem total é absurda porque as decisões judiciais são o meio ordinário de trabalho de um magistrado; seriam, grosso modo, o equivalente judiciário de um ato de governo do Executivo – e bem sabemos que atos de governo podem, sim, constituir crime de responsabilidade.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

PF faz busca na antiga vara da Lava Jato. Uma decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, levou a Polícia Federal a fazer busca e apreensão na 13ª Vara Federal de Curitiba. Essa era a vara responsável pelas ações da Lava Jato.

Greve dos caminhoneiros. Caminhoneiros de diversas regiões do país se organizam para iniciar uma greve a partir desta quinta (4). O movimento, no entanto, não é unânime dentro da categoria.

Giro pelo mundo. A Justiça da Polônia proibiu a existência do Partido Comunista no país. Entenda como o Peru virou rota criminosa para máfias internacionais.

O que mais você precisa saber hoje

Operação Compliance Zero. Toffoli submete ao STF todas as investigações ligadas ao Master

Eleições 2026. Troca na Segurança Pública visa preservar pasta que é vitrine do governo Tarcísio de Freitas

Déficit. Rombo nos Correios obriga governo a bloquear gastos

Fé na era digital. Do templo à timeline: como a tecnologia está redefinindo a experiência religiosa

Colunas e artigos

Como os preços realmente caem. Nos últimos anos a inflação vem tirando o sono dos norte-americanos. Artigo de Chris Baecker usa o exemplo das TVs de plasma para explicar como os preços realmente caem.

Paulo Briguet diz porque Gilmar é o coveiro do Brasil.

Guilherme Fiuza compara 2005 e 2025 para ilustrar o remake do rombo nos Correios.

Para inspirar e alegrar

Do interior de Minas ao litoral capixaba. Imagine percorrer mais de 600 quilômetros de uma ferrovia centenária entre o interior de Minas Gerais e o litoral do Espírito Santo. Isso é possível no passeio batizado de Trem de Férias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.