Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Moraes depondo como vítima

Imposto de Renda sobre dividendos. A licença de Eduardo Bolsonaro. Influência dos EUA no Copom

Governo vai taxar dividendos para cobrir isenção do Imposto de Renda; veja como vai funcionar
O presidente Lula durante o anúncio das novas regras do Imposto de Renda: para elevar taxação da alta renda, governo vai retomar IR sobre dividendos. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O governo federal anunciou a proposta para novas regras do Imposto de Renda. E para conseguir criar uma faixa especial isenta para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil, o governo vai retomar a cobrança de IR sobre dividendos, prática extinta há 30 anos. Veja como deve funcionar esse modelo.

Afastamento. Eduardo Bolsonaro decidiu se licenciar do seu mandato como deputado federal para permanecer nos Estados Unidos. O pedido surpreendeu parlamentares e repercutiu durante toda esta terça-feira (18) no Congresso Nacional.

Política monetária. Nesta quarta-feira (19) o Copom irá definir a taxa básica de juros (Selic), que deve ter um aumento de um ponto percentual, conforme indicativo na ata da reunião de janeiro. E as recentes decisões econômicas de Trump na política comercial, serão consideradas pelo Comitê. 

Política, Economia e Mundo 

Juiz da causa

Alexandre de Moraes é relator da denúncia do suposto plano de golpe de Estado que envolveria seu próprio assassinato. Agora ele foi indicado também a depor no processo como vítima. 

Crimes de facções

Dayany Bittencourt, deputada federal pelo União-CE apresentou um Projeto de Lei para “equiparar determinadas condutas praticadas por associações criminosas e organizações criminosas aos atos de terrorismo. O objetivo é proteger a soberania nacional e a segurança pública.

Cessar-fogo parcial

Em uma conversa nesta terça-feira (18) com Trump, Vladimir Putin se comprometeu a interromper ataques às instalações de energia e infraestrutura da Ucrânia. Com isso, o país tem agora um alívio temporário, após perder metade da capacidade energética na guerra. 

Opinião da Gazeta 

CPI do Abuso de Autoridade é prioridade número um para o país. Uma sessão solene no Senado, realizada nesta terça-feira, e outra na Câmara, marcada para esta quarta-feira, recordam o fim do regime militar, que, entre outras arbitrariedades, prendeu e censurou. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Se quiser mesmo demonstrar compromisso democrático, Hugo Motta precisa superar a hesitação e instalar a CPI do Abuso de Autoridade

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje 

Urnas eletrônicas. 1ª Turma do STJ rejeita ação popular contra Bolsonaro por críticas às urnas

Em casa. Astronautas que ficaram 9 meses “presos” no espaço retornam à Terra em cápsula de Musk

Fora do filme. Eunice Paiva, matriarca de “Ainda Estou Aqui”, financiou o aborto do próprio neto

Proibição. Parlamento da Hungria aprova lei que proíbe a realização da parada LGBT no país

Colunas e artigos 

Julgamento de Bolsonaro: Justiça ou Tribunal de Exceção? O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) é um dos temas mais controversos da política brasileira. Leia o artigo do policial federal Carlos Arouck.

Paulo Briguet analisa a decisão de Eduardo Bolsonaro de se licenciar do mandato de deputado federal e permanecer nos EUA.

Marcio Antonio Campos comenta o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, sobre moradia.

Para inspirar e alegrar 

Como incentivar a masculinidade nos filhos e a feminilidade nas filhas. As crianças, mesmo com pouca idade, estão atentas a tudo, mas precisam de orientação e esclarecimento sobre questões importantes. E isso envolve o ensino (e o exemplo) sobre como deve ser a conduta masculina, no caso dos meninos, e a feminina, no caso das meninas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.