Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Exercício militar da Venezuela na fronteira não foi avisado

Lula como mediador da paz, não mais. Atuação do STF e política de Trump sobre imigração ilegal. Recuo do governo na proposta para reduzir preço dos alimentos

Presidente Lula
Frouxidão fiscal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou seu governo em campo oposto do mercado financeiro (Foto: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A pretensão de Lula em se tornar um mediador internacional da paz teve um ponto final nesta semana. Isso porque, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o brasileiro já não é mais um um ator importante na negociação de paz com a Rússia. O fracasso do plano de Lula é uma das consequências da ideologização que o petista deu à sua política externa. Confira o que analistas e diplomatas aposentados dizem sobre essa situação. 

Imigração ilegal. Durante a campanha e agora em sua posse, Trump prometeu combater severamente a imigração ilegal. Duas decisões recentes do STF mostram como os ministros e a jurisprudência formada na Corte favoreceram dois criminosos procurados pelos Estados Unidos e cuja conduta está na mira do presidente norte-americano. 

Sem aviso. O exercício militar conduzido pela Venezuela entre quarta e quinta-feira não foi comunicado com a antecedência devida ao Exército Brasileiro. Isso fez com com que tropas ficassem em alerta, gerando tensão e rumores falsos em Pacaraima (RR), sobre a possibilidade de uma invasão militar. 

Política, Economia e Mundo 

“Xepa” do Lula?

Depois do Pix, agora os usuários de redes sociais e a oposição pressionaram o governo Lula para que ele recuasse na medida que previa estender a validade dos alimentos para reduzir preços. A repercussão fez o ministro do Desenvolvimento Agrário classificar a proposta como “equívoco de comunicação”. 

Cidadania por nascimento

O decreto assinado por Trump e que buscava acabar com a cidadania por nascimento foi bloqueado temporariamente, nesta quinta-feira (23). A decisão judicial foi emitida por um juiz federal sob o argumento de que o direito à cidadania é garantido pela 14ª Emenda da Constituição.

Brasil e México

Lula conversou com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, nesta quinta-feira (23), por telefone. Entre os assuntos tratados pelos dois, o compromisso de fortalecer relações produtivas com Trump, foi um deles. 

Opinião da Gazeta 

O principal desafio do Brasil é a produtividade. O Brasil entra 2025 como um país pobre e subdesenvolvido, assim considerado em função de indicadores relacionados de alguma maneira com o Produto Interno Bruto (PIB), que precisa crescer mais que o aumento da população para elevar a renda por habitante. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

A produtividade não depende apenas dos agentes produtivos privados, posto que, além da eficiência da portaria da empresa para dentro, o país precisa apresentar eficiência da portaria da empresa para fora. Neste ponto, o papel dos governos é decisivo

O que mais você precisa saber hoje 

Colunas e artigos 

O caso do soldado israelense e o Tribunal Penal Internacional. A ampliação da chamada jurisdição internacional, se apresenta ainda hoje como um dos maiores projetos e desafios do direito internacional contemporâneo. Há poucos dias, presenciamos no cenário jurídico nacional um equívoco técnico: o soldado israelense que teve contra si um inquérito policial aberto, no âmbito da Justiça Federal. Leia o artigo do advogado João Ibaixe Jr e do doutor em Filosofia do Direito e do Estado, Jonathan Hernandes Marcantonio. 

Rodrigo Constantino explica o motivo pelo qual os Estados Unidos jamais serão woke, mesmo que o socialismo tenha tentado de várias formas ser dominante. 

J.R. Guzzo fala sobre o fato de que a imprensa “profissional” e “séria” tenha colocado a mentira do suposto gesto nazista de Elon Musk em circulação. 

Para inspirar e alegrar 

As Crônicas de Nárnia aproximou a juventude de C.S. Lewis e da Bíblia. A série de livros escrita entre 1949 e 1954 conta a história de quatro irmãos que descobrem ao acaso a encantada terra de Nárnia, onde faunos, bruxas e animais falantes existem. A Bíblia foi a principal referência do autor nessa fantasia que mistura elementos dos contos de fadas e das mitologias grega e nórdica. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.