O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, vai encabeçar o pedido de criação de uma CPI na Câmara dos Deputados para investigar a Petrobras. A requisição será assinada pelo líder do partido na Casa, Altineu Cortes (RJ), e apresentada nesta terça-feira (21). Saiba mais sobre a primeira ação de uma ofensiva prometida pelo Legislativo contra a companhia por causa da alta nos preços dos combustíveis.
Lula e os militares. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinaliza uma série de mudanças que deve impactar na presença e atribuições dos militares no governo, caso ele seja eleito em outubro. Na prévia do plano de governo, divulgado no começo de junho, a campanha do PT afirma que as Forças Armadas atuarão "estritamente" dentro de suas funções constitucionais – que, basicamente, é cumprir suas obrigações militares de defesa nacional. Saiba mais sobre esse plano.
"Inquérito das fake news". O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou mais uma vez que as redes sociais bloqueiem perfis, canais e contas do Partido da Causa Operária (PCO) em um prazo de 24 horas. A legenda fez críticas ao próprio ministro e ao STF nas redes sociais. Moraes, por exemplo, foi chamado de “skinhead de toga” pelo partido. Leia sobre o bloqueio.
Política, Economia e Utilidade Pública
Novo comando na Colômbia. O novo presidente da Colômbia é Gustavo Francisco Petro Urrego, 62 anos, do partido de esquerda Pacto Histórico. Gustavo ocupa cadeira no Senado, já foi prefeito de Bogotá, e tem biografia controversa. Clique aqui para ler o perfil.
Urnas eletrônicas. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, ainda busca uma empresa para fiscalizar o resultado das eleições deste ano junto ao TSE. Acompanhe essa cobertura.
Opinião da Gazeta
O preço dos combustíveis e a gestão da Petrobras
A Petrobras teve nova troca de comando nesta segunda-feira. A saída de seu presidente, José Mauro Ferreira Coelho, já era prevista, mas foi antecipada diante de um cenário de novos aumentos dos combustíveis e pressão política. A crise escancara o papel que a estatal precisa seguir. Leia um trecho da opinião da Gazeta:
"Ao contrário de um passado recente, quando presidente, diretores e gerentes da Petrobrás trabalharam sob ordens do PT para saquear a estatal, desta vez o comando da empresa está apenas fazendo aquilo que deveria fazer: dar à companhia uma gestão profissional"
O que mais você precisa saber hoje
Lancha. Embarcação de Dom Phillips e Bruno Pereira é encontrada no Amazonas
França. Macron não consegue maioria absoluta legislativa e deve tentar apoio de conservadores
Invasão de igreja. Juíza revoga liminar e caso Renato Freitas é liberado para análise dos vereadores
Colunas e artigos
Luciano Trigo: Narcotráfico matou Dom e Bruno. E agora?
Guilherme Fiuza: Teste de segurança eleitoral
Para inspirar
O que faz do jantar um momento especial para a família. Sentar-se para uma refeição noturna é ótimo para o cérebro, o corpo e o espírito. Concorda? Veja os benefícios desse hábito.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião