Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: A parcialidade o Judiciário brasileiro

Lula usa 8/1 mirando em 2026. Presos do 8/1 tratados pior do que traficantes. Mais arrecadação e contas ainda no vermelho

Lula assina decreto que aumenta salário mínimo para R$ 1.518
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: EFE/Andre Borges.)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Lula marcou para esta quarta-feira um evento para relembrar os atos de 8 de janeiro de 2023. A expectativa é de que ele tenha maior representação da esquerda e, com isso, Lula almeja manter o clima de polarização com o ex-presidente Jair Bolsonaro, para uma eventual disputa em 2026. Veja o que analistas ouvidos pela Gazeta do Povo dizem sobre o ato.

Presos do 8/1 tratados pior do que traficantes. No decreto do “indulto natalino” de 2024, Lula impediu o perdão a presos por crimes contra o Estado Democrático de Direito, tipo penal em que se enquadram os condenados do 8/1.

Ranking internacional. Um relatório que compilou dados de 142 países mostrou que o Brasil só supera a Venezuela, quando o assunto é imparcialidade do Judiciário.

Política, Economia e Mundo

Moderação no Facebook e Instagram

Ao anunciar, nesta terça-feira (7), mudanças na política da Meta, com o fim do sistema de checagem de fatos no Facebook e Instagram, Zuckerberg cita censura de “tribunais secretos” em indireta ao STF.

Aborto até 9 meses

Desembargador do TRF-1 autorizou o Conanda a publicar resolução controversa que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais.

Contas públicas

A máquina de arrecadação do governo federal continua a registrar recordes mensais, mas as contas públicas permanecem no vermelho. A dívida pública atingiu 77,8% do PIB em novembro.

Opinião da Gazeta

O fim da era Justin Trudeau no Canadá. O governante mais woke entre os principais líderes mundiais está de saída. Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, anunciou na segunda-feira que deixará a liderança do Partido Liberal, ao qual pertence. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

 Justin Trudeau transformou o Canadá em um paraíso “progressista”: o uso recreativo da maconha foi legalizado em 2018; dois anos antes, em 2016, o país havia instituído um programa de suicídio assistido, (...) reforçou a disponibilidade de serviços de aborto e tentou perseguir organizações pró-vida.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Nada escapa à (in)justiça do Conanda, nem os Reis Magos. Um pouquinho antes de terminar o dia de Reis, às 22:57:27, um desembargador do TRF1 concedeu uma liminar suspendendo a decisão que havia impedido o Conanda de autorizar por meio de uma resolução que crianças assassinassem por meio do aborto outras crianças. Leia o artigo de Danilo de Almeida Martins, defensor público federal.

Rodrigo Constantino comenta o vídeo divulgado por Mark Zuckerberg nesta terça-feira, em que explica as mudanças na política do Facebook e do Instagram

Jocelaine Santos faz uma reflexão sobre o que pode acontecer se colocarmos a liberdade entre nossas resoluções de ano novo

Para inspirar e alegrar

Ano Novo: como concretizar planos e objetivos pessoais em 2025. Os planos para o novo ano podem variar de acordo com os objetivos de cada pessoa. No entanto, apenas uma pequena parcela consegue transformar esses sonhos em realidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.