Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Nesta quarta-feira (5), o STF retomou o julgamento da ADPF 635, que impôs, desde 2020, condições para a polícia realizar operações de combate ao crime organizado nas favelas. De lá pra cá, uma série de pedidos de ONGs e associações de moradores foram atendidos pela Corte, e agora o ministro Edson Fachin, relator da ação, propôs novas obrigações para a polícia. Veja quais são.
Reforma ministerial. Líderes de diversos partidos políticos aguardam o desenrolar da reforma ministerial desenhada por Lula. E com a queda na popularidade do petista, o Centrão pretende ocupar mais espaços na Esplanada dos Ministérios. Contudo, não deve se comprometer com uma aliança com o PT para 2026.
“Riviera do Oriente Médio”. A sugestão de Trump, durante uma coletiva com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, de tornar a Faixa de Gaza em uma nova "Riviera do Oriente Médio”, gerou uma série de críticas e questionamentos.
Política, Economia e Mundo
Cassação de Zambelli
Mesmo com a saída de Alexandre de Moraes do TSE, a cassação e inelegibilidade de Carla Zambelli dificilmente será revertida. Dos sete ministros que hoje compõem a Corte, seis já votaram por condenar ou manter multas aplicadas a ela.
Transgêneros no esporte
Trump assinou, nesta quarta-feira (5), um decreto que proíbe a participação de atletas transgêneros em competições esportivas femininas no país. Segundo ele, o documento é um reforço à proteção às mulheres no esporte norte-americano.
Estatais
Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, afirmou que Lula está atento e “muito preocupado” com o rombo bilionário das estatais brasileiras. Ao todo, as empresas do governo tiveram um prejuízo de R$ 6,3 bilhões em 2024, sendo R$ 3,2 bilhões apenas pelos Correios.
Opinião da Gazeta
Mais uma investida abortista do PSOL. O abortismo não descansa: mal o ano começou, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para que a realização do aborto deixe de ser uma prerrogativa do médico e possa ser feita por qualquer pessoa. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A depender do PSOL, as mulheres poderiam fazer um aborto tanto com um médico quanto com um aromaterapeuta, um homeopata, um hipnólogo ou uma benzedeira – tanto faz
O que mais você precisa saber hoje
Após decisão de Trump. Deputada do PSOL propõe auxílio emergencial para brasileiros deportados
MP-SP contra a Fundação João Paulo II. Caso Canção Nova: juiz rejeita retirada de membros e marca audiência de conciliação
Colunas e artigos
“Viva a liberdade!”: o efeito Milei na América e no mundo. Alguns anos atrás, o grito estridente de "Viva a liberdade, droga!", proferido pelo então candidato Javier Milei, parecia um assunto anedótico na política argentina. (...) Agora, mais de um ano após sua eleição como presidente, parece que esse grito solitário do sul do mundo começou a ecoar em vários cantos do continente. Leia o artigo de Federico Hoyos, da Aceprensa.
Paulo Briguet comenta a relação entre as recentes descobertas feitas por Donald Trump e Elon Musk, a respeito da USAID, e como isso impacta o Brasil.
Rodrigo Constantino fala sobre a decisão do STJ sobre existir ou não “racismo reverso”.
Para inspirar e alegrar
Como ensinar as pessoas a transformar-se para salvar o planeta. O escritor inglês Jon Savageafirmou na introdução da pesquisa The Millennial Survey, que os jovens são aqueles que decidirão se o futuro da humanidade será a destruição completa do planeta ou a construção de um novo mundo. Veja qual o papel da escola nesse processo.