• Carregando...
Esforços do STF e da PGR para devolver a Lula poder sobre o Orçamento elevam tensão com o Congresso
Paulo Gonet com Lula durante sua posse na Procuradoria-Geral da República. Titular do Ministério Público reforçou investida de Flávio Dino, do STF, contra poder do Congresso sobre o Orçamento.| Foto: Ricardo Stuckert/PR| Foto:

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Uma ação coordenada do STF, apoiada pela Procuradoria-Geral da República, quer recuperar parte do controle do Orçamento da União que havia sido transferido do Executivo para o Congresso. O objetivo é restringir a autonomia de senadores e deputados sobre verbas bilionárias, distribuídas via instrumentos considerados pouco transparentes. Entenda como essa movimentação pode agravar as tensões entre os poderes da República.

Lava Jato. Pela maioria dos votos, a 5ª Turma do STJ derrubou a medida que determinava o monitoramento por tornozeleira eletrônica do doleiro e delator na operação Lava Jato, Alberto Youssef. 

Marco temporal. Representantes dos povos indígenas que participam da câmara de conciliação sobre o marco temporal tentam travar as discussões, afirmando que só é possível continuar com a tentativa de conciliação se houver suspensão da Lei 14.701/2023.

Política, Economia e Mundo 

Tributação 

Jerome Cadier, diretor da Latam Brasil, disse que se o setor aéreo for mantido fora do rol das alíquotas diferenciadas da reforma tributária, a tendência é de que o preço das passagens aumentem de 15% a 20%.

Carga tributária

O presidente Lula tentou encerrar nesta quinta-feira (8) o burburinho das redes sociais sobre a taxação dos prêmios em dinheiro dos medalhistas olímpicos.

Ditadura chavista

Em um ato público no Palácio de Miraflores, sede da presidência venezuelana, em Caracas, Maduro anunciou a suspensão da rede social X durante dez dias no país.

Opinião da Gazeta 

A paixão do PT pelo Estado empresário. É público e notório que o PT e seu “dono”, o presidente Lula, são anticapitalistas e amigos de governos ditatoriais de esquerda. Também é de conhecimento público que Lula e o PT são adeptos de teorias velhas e superadas. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

O papel relevante e necessário do Estado não justifica a criação de empresas estatais para fazer aquilo que pode ser feito melhor e com mais produtividade pela sociedade privada

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje 

EUA. Como uma gestão de Kamala Harris poderia piorar a crise migratória nos EUA

Cerimônia de posse. Obrador diz que México não prenderá Putin caso compareça à posse de Sheinbaum

Eleições. Rui Costa diz que Lula não quer críticas aos adversários nas eleições

Pressão. Dino autoriza uso de “emendas Pix” para obras em andamento e calamidade pública

Colunas e artigos 

A “pejotização” de profissionais com formação universitária. O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou uma decisão do TRT-10 (Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins) que barrava a chamada “pejotização”. Leia o artigo do advogado Ricardo Calcini.

Rodrigo Constantino comenta a fala de Alexandre de Moraes sobre "lavagem de notícias fraudulentas".

J.R.Guzzo analisa a prisão do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Marques.

Para inspirar e alegrar 

Paulo Leminski faz 80: qual o tamanho do poeta pop curitibano hoje?

Agosto começou frio em Curitiba e terminará celebrando os 80 anos de nascimento daquele que se intitulava “o cachorro louco” (como muitos se referem ao mês vigente): Paulo Leminski (1944-1989).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]