Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Bolsonaro volta a criticar Moraes

Países driblam Lula. Esperança para oposição brasileira. A ambição de Trump no novo mandato

Lula dá recepção calorosa ao chanceler russo Sergei Lavrov no Palácio do Planalto em fevereiro de 2024.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Estados Unidos, Ucrânia, Argentina e Israel têm driblado as vias diplomáticas do Brasil e feito contato direto com membros da oposição no Congresso e imprensa. Isso porque, há o sentimento comum nos representantes desses países, de que Lula não representa a sociedade brasileira em diversos assuntos de interesse mundial. Veja situações em que esses países driblaram Lula.

Esperança para oposição brasileira. A posse de Trump foi celebrada por parlamentares da oposição brasileira. Muitos exaltaram as medidas anunciadas pelo republicano como o confronto à "agenda woke" e a pressão sobre Lula em questões de política internacional.

Legado. Ao assumir a presidência dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20), Trump tinha um objetivo central: marcar o seu nome na história. E ele deixou isso claro em seu discurso de posse, em que, ao contrário das falas de improviso que costuma usar, escolheu cuidadosamente suas palavras. 

Política, Economia e Mundo 

Bolsonaro x Moraes 

Em entrevista ao canal Auriverde Brasil, no YouTube, Bolsonaro voltou a criticar Alexandre de Moraes e suas decisões. “Um juiz que é o dono de tudo aqui no Brasil. (...) Ele é o promotor, ele é o julgador. Tira teu passaporte. Eu não sou réu. Eu posso fugir agora, qualquer um pode fugir”, disse. 

Gastos de ex-presidentes

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) registrou os maiores gastos entre os ex-presidentes da República em 2024, totalizando R$ 1,92 milhão ao longo do ano, segundo dados divulgados pela Casa Civil.

De volta à Casa Branca 

Donald Trump foi empossado nesta segunda-feira (20) como o 47º presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso ele prometeu colocar o país novamente no caminho da prosperidade e do respeito internacional. “A era de ouro dos EUA começa agora”, declarou.

Opinião da Gazeta 

O primeiro discurso de Donald Trump. Um novo capítulo da história americana – e possivelmente mundial – começou nesta segunda-feira (20) com a posse do republicano Donald Trump como o 47º presidente dos Estados Unidos. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Já era tempo de os EUA resgatarem os valores que historicamente forjaram o país e o tornaram conhecido e admirado mundialmente, como a liberdade, o respeito ao Estado Democrático de Direito, a meritocracia e a busca pela excelência

O que mais você precisa saber hoje 

Colunas e artigos 

Gastança, a praga moderna que atrasa o Brasil. No século XIX, o pesquisador francês August Saint-Hilaire (1779-1853) ficou espantado com a ação devastadora das formigas cortadeiras no Brasil, atingindo inclusive árvores frondosas. E aí foi cunhada uma frase que se tornou famosa: “Se o Brasil não acabar com a saúva, a saúva acaba com o Brasil”. Já estamos no século XXI e a frase permanece viva e muito utilizada, por vezes como analogia à praga da gastança dos governos das últimas décadas. Leia o artigo do escritor Samuel Hanan. 

Rodrigo Constantino avalia que o retorno de Trump à presidência representa milhões de pessoas cansadas da instrumentalização do Estado para fins partidários. 

Karina Kufa fala sobre a reforma tributária e os riscos de uma pretensa simplificação que, no fim das contas, vai tornar tudo mais complexo e oneroso. 

Para inspirar e alegrar 

A história da mulher que superou o vício em drogas e fez faculdade depois dos 40. Virginia Burton tinha 4 anos quando viu o pai pela última vez. Viciado em drogas e traficante, ele foi preso e nunca mais deu notícias. Quando tinha 7 anos, sua mãe, também dependente, a convenceu a fumar maconha. Mas depois de uma vida em meio às drogas e prisões, aos 40 anos ela chegou ao ponto de transformação. Conheça sua história de superação. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.