• Carregando...
bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Braga Netto, indiciados pela PF.| Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, derrubou o sigilo do inquérito que levou ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas. De acordo com o relatório da Polícia Federal, Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos que visavam consumar um golpe de Estado após a eleição presidencial de 2022. Veja o que diz o inquérito.

Pressão e saída do país. Entre os apontamentos da PF no relatório estão os de que o general Braga Netto teria pressionado comandantes e que Bolsonaro saiu do país para evitar a prisão.

Pós-golpe. Ainda segundo a PF, o plano previa que, após o suposto golpe, seria instituído um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise”, um órgão que comandaria o país.

Política, Economia e Mundo

STF x liberdade de expressão. O STF começa a julgar nesta quarta (27) três ações relacionadas ao Marco Civil da Internet. A depender do resultado, pode ser o golpe final contra a liberdade de expressão nas redes sociais.

Unidos contra a PEC de Lula. Reunidos no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), governadores das duas regiões pretendem trabalhar contra a PEC do governo Lula para a segurança pública.

Giro pelo mundo. O governo de Israel aprovou um acordo de cessar-fogo com o Hezbollah no Líbano. Na Rússia, Vladimir Putin planeja enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para o conflito com a Ucrânia.

Opinião da Gazeta

O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão. Tudo indica que, com o julgamento no STF sobre o Marco Civil, a liberdade de expressão no Brasil sairá gravemente prejudicada. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Seja por meio da “polícia de pensamento” criada pelo TSE e que pode ser institucionalizada agora pelo STF, seja por uma solução menos drástica, é inegável que qualquer mudança feita pelo STF representará uma institucionalização do fim da liberdade de expressão no Brasil.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Senado. Oposição recebe atas da Venezuela que apontam derrota de Maduro

Contenção de gastos. Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP

Inquérito no STF. Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara

Luz azul e sono. Tempo de tela pode estar por trás da puberdade precoce nas crianças

Colunas e artigos

Receita conservadora de sucesso na educação. Artigo de Ana Zarzalejos Vicens mostra como a diretora de escola “mais rigorosa” do Reino Unido obteve sucesso ao resgatar valores tradicionais e ir na contramão do progressismo.

Luciano Trigo fala da Loucademia do golpe.

Guilherme Macalossi analisa as razões da inconformidade da elite progressista com o pobre de direita.

Para inspirar e alegrar

Uma possível revolução para tetraplégicos. A Neuralink, empresa de Elon Musk, anunciou que vai testar implantes cerebrais em pacientes com perda de movimentos, para que possam controlar um braço robótico por pensamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]