
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Lula está buscando de todas as maneiras frear a queda de popularidade que vem enfrentando. Uma das alternativas da vez é focar nos eleitores evangélicos, especialmente depois de uma pesquisa apontar que nessa parcela da população, a desaprovação de Lula foi de 58% para 67% em apenas dois meses. Veja quais as estratégias traçadas pelo governo.
“Recuos táticos”. O STF e a PGR têm anunciado decisões que parecem baixar a pressão sobre Bolsonaro e seu espectro político. Por trás disso parece estar a tentativa de diminuir as críticas sobre parcialidade judicial e evitar uma retaliação dos EUA.
Dossiê 8/1. A Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav), entregou a Hugo Motta um relatório com uma lista de denúncias de abusos e violações de direitos humanos contra acusados de participar das depredações em Brasília em 2023. O objetivo é pressionar o presidente da Câmara a pautar o PL da Anistia.
Política, Economia e Mundo
“Tarifaço”
Trump anunciou nesta quarta-feira (2) a implementação de sua nova política tarifária. O Brasil foi incluído na faixa base, enquanto China e União Europeia (UE) enfrentarão tarifas mais severas. Mas quais podem ser os impactos dessas medidas para os EUA?
Antecipação
O 13º de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS, será antecipado ainda neste mês de abril. O decreto foi assinado por Lula nesta quinta-feira (3). Esse adiantamento já ocorre há alguns anos, mas agora parece bastante oportuno para a crise de popularidade que o governo enfrenta.
Votos do Nordeste
Ciro Nogueira, senador e presidente do Progressistas, disse que se Tarcísio de Freitas tivesse o apoio de Bolsonaro, ele venceria a disputa pela Presidência da República em 2026 “até no Nordeste”, região historicamente alinhada a Lula.
Opinião da Gazeta
Putin enrola Trump e recusa o cessar-fogo. Quando os negociadores norte-americanos propuseram à Ucrânia um cessar-fogo amplo, os ucranianos aceitaram de imediato a ideia. Já os russos enrolaram os norte-americanos o máximo possível. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A Ucrânia quer parar o “derramamento de sangue”, mas Putin não; só lhe interessa ganhar tempo e seguir com sua guerra de agressão até conseguir tudo o que deseja
O que mais você precisa saber hoje
Lula quer censurar. Documentário alvo do “Ministério da Verdade” de Lula traz novos fatos sobre Maria da Penha
Indústria de Defesa. Drone com fuzil, barco sem marinheiros e “caveirão” tcheco: feira negocia novas armas no Brasil
Judiciário. Justiça concede prisão domiciliar a Roberto Jefferson, mas liberação depende do STF
Eleições 2026. Jorginho Mello puxa a fila de governadores em defesa da anistia de Bolsonaro
Colunas e artigos
O governo gasta, mas é você quem paga a conta. O Brasil tem um problema crônico: o governo gasta demais e mal. Em vez de cortar despesas, prefere aumentar impostos e penalizar quem trabalha, investe e gera empregos. Leia o artigo de Ramiro Rosário, vereador em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Deltan Dallagnol comenta o fato de que a prisão domiciliar de Débora Rodrigues parece não ter o objetivo de promover a justiça, mas de enfraquecer um símbolo.
Alexandre Garcia analisa a situação do Rio de Janeiro que “está ficando insuportável”, nas palavras do próprio governador do estado.
Para inspirar e alegrar
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa oferta bonita história para toda a família. Inspirado nas histórias em quadrinho de Maurício de Souza, o filme encanta pela autenticidade dos jovens atores, e mostra a valorização da família tradicional, das amizades, dos hábitos singelos como colher fruta no pé e lutar por aquilo em que se acredita. É um convite ao resgate do que realmente importa na vida.



