• Carregando...
Senado aprova PEC de benefícios sociais. A situação das contas públicas do Brasil. A CPI do MEC e a movimentação dos partidos
| Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

O Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição 1/2022, patrocinada pelo governo e que cria um pacote de benefícios sociais temporários, ao custo de R$ 41,25 bilhões. Entre as medidas previstas estão o aumento, até o fim do ano, nos valores do Auxílio Brasil e do auxílio-gás, além da criação de um voucher de R$ 1 mil mensais para caminhoneiros.

Contas públicas. O Ministério da Economia publicou uma nota informativa que aponta como a dívida pública brasileira tem ficado abaixo das projeções do mercado desde o início do governo, em 2019. A divulgação é parte de um esforço da equipe econômica para mostrar que a situação atual e as perspectivas para as contas públicas do país são melhores que as apontadas por muitos economistas.

Educação. Os partidos já iniciaram as negociações sobre os possíveis membros do Senado que poderão integrar a CPI do MEC . Mas, até o momento, ainda não há a confirmação de que essa Comissão Parlamentar de Inquérito será, de fato, instalada. A oposição já conseguiu reunir as assinaturas para o protocolo, mas a decisão cabe ao presidente de Casa.

Política, Economia e Utilidade Pública

STF limitou efeitos de nova regra trabalhista. Pesquisadores da USP e do Insper estimam que a regra que obrigou trabalhadores a pagarem custos de ações trabalhistas em caso de derrota levou a uma redução na taxa de desemprego.

Canal da Alesp é bloqueado após vídeo sobre sobre lockdown. YouTube suspendeu o canal após considerar que a Alesp divulgou informações médicas incorretas sobre a Covid.

Opinião da Gazeta

O cenário atual de inflação alta, especialmente graças ao preço dos combustíveis, cria uma situação dramática especialmente para os mais pobres. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O choque no preço dos combustíveis não tem nada de imprevisível: os efeitos do aumento da demanda por petróleo no pós-pandemia e do ataque russo à Ucrânia eram ao menos antecipáveis, quando não previsíveis

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Baixa adesão. Por que maioria dos líderes religiosos rejeitou acordo do TSE contra fake news eleitorais

Viés ideológico? Google classifica anúncios da Brasil Paralelo como campanha política

Eleições. Datena desiste da pré-candidatura ao Senado por São Paulo

Colunas e artigos

Helio Beltrão. Todos contra a Petrobras?

J.R. Guzzo. Por que a relação de Lula com a corrupção é bipolar

Para inspirar

Como a família faz a diferença na hora da entrada no mercado de trabalho. Tanto na hora de decidir a carreira profissional quanto no momento de bater à porta do primeiro emprego, sabemos muito bem que não estamos completamente sozinhos. Clique aqui para continuar a ler.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]