• Carregando...
Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), relator da PEC dos precatórios.
Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), relator da PEC dos precatórios.| Foto: Pedro França/Agência Senado

O relator da PEC dos precatórios no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), propôs mudanças no texto que deverá ser votado em plenário na próxima semana. Em relatório apresentado nesta quarta-feira (24) ele torna o programa Auxílio Brasil permanente e dispensa o governo federal de apresentar uma compensação financeira para bancar o programa. Com isso, dribla uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a de indicar exatamente de onde virá o dinheiro para realizar ações. Veja o que argumenta o relator.

Sabatina de Mendonça. Ainda no Senado, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre, afirmou que na próxima semana será realizada a sabatina com André Mendonça, indicado a uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Crise no Legislativo. Nos últimos dias, a crise entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSDB-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vem se intensificando. E, com isso, propostas que afetam governo, empresas endividadas e os pobres são afetadas. Entenda.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. Com a confirmação da filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL, saiba quais os acordos fechados entre as partes. Ao discursar no evento nacional do PSD, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse estar “a serviço” do partido nas eleições de 2022.

Uso de máscaras flexibilizado. O governo de São Paulo anunciou que a partir de 11 de dezembro o uso de máscaras deixará de ser obrigatório em espaços abertos. E um novo estudo aponta para a origem natural da Covid-19. Confira uma análise que questiona essa hipótese.

Giro pelo mundo. Após conseguir formar uma coalizão entre os principais partidos, Olaf Scholz deve suceder Angela Merkel como chanceler da Alemanha. Saiba quem é ele. Dezenas de pessoas morreram no naufrágio de uma embarcação que cruzava o Canal da Mancha.

Nossa visão  

Sabatina destravada. A teimosia de Davi Alcolumbre, ao não pautar a sabatina de André Mendonça, indicado em julho deste ano por Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal, custou caro ao país. Agora, o senador finalmente cedeu e anunciou que Mendonça será sabatinado durante o esforço concentrado da próxima semana. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

O presidente da CCJ se diz injustiçado, mas, à parte insinuações de que a demora se daria por preconceito religioso (Mendonça é evangélico; Alcolumbre é judeu), todas as críticas feitas a ele são bastante pertinentes. O senador reclama de não haver pressão semelhante para a análise de outras indicações paradas na CCJ, mas quem negaria que a indicação ao Supremo é a mais importante delas?

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Câmara dos Deputados. Direitos Humanos: projeto do PT e PSOL obriga Brasil a cumprir decisões internacionais

Segurança pública. STF julga fim do sigilo de ações policiais no RJ; Fachin quer “investigação imparcial” do MP

Atleta. Maurício Souza fala sobre possibilidade de fim da carreira no vôlei e vida pública

Pós-Covid. Medo de interagir após isolamento? Saiba se você sofre da “síndrome da cabana”

Colunas e artigos

Lula na Europa. Em sua viagem à Europa, o ex-presidente Lula circulou numa bolha de líderes de esquerda, alguns bastante questionáveis em suas ideias e ações. Cristina Graeml conversou com o economista Pacelli Luckwü, que viveu na Alemanha e conta quem são esses líderes.

Madeleine Lacsko comenta a iniciativa de TSE e STF em recorrerem a agências de checagem nas eleições.

Paulo Polzonoff mostra como palavras e expressões podem ser classificadas como racistas apenas por vontade própria.

Para inspirar

Comunicação em família. Muitos problemas de relacionamento na família acontecem por causa da maneira como nos expressamos: não é tanto o que se fala, mas como se fala. Por isso, a equipe do Sempre Família preparou algumas dicas que ajudam a ter uma comunicação em família mais eficaz. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]