Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Lula perde outro aliado com saída de Trudeau

STF cogita mudar regra para revisão de votos. Lei Orçamentária se torna moeda de troca. Zuckerberg se afasta do progressismo

Flávio Dino, Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes no STF
À esquerda, os ministros do STF Flávio Dino, Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin; o primeiro e o último seriam beneficiados por mudança na regra, defendida pelos demais (Foto: Fellipe Sampaio / STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Agora o STF está cogitando mudar a regra que mantém válidos os votos de ministros aposentados. Com isso, novatos indicados por Lula para a Corte, como Cristiano Zanin e Flávio Dino, poderão votar em julgamentos em que seus antecessores já tenham votado. Conveniente, não é mesmo? Principalmente porque, em 2022, foi deliberado que Mendonça e Nunes Marques, indicados por Bolsonaro, não poderiam sobrepor votos. Entenda melhor essa situação.

Barganhas com o governo. A indefinição sobre a Lei Orçamentária Anual de 2025 virou peça-chave de negociação entre o Congresso e o governo. Assim, os parlamentares garantiram moeda de troca para barganhar temas como a liberação de emendas bloqueadas por Flávio Dino.

Guinada. A recente decisão de Mark Zuckerberg em relação ao sistema de checagem de fatos do Facebook e do Instagram, é mais um sinal do afastamento da visão de progressistas norte-americanos para evitar “fake news”, e indica uma guinada mais ampla do CEO da Meta.

Política, Economia e Mundo 

Efeito Donald Trump?

Regime de Kim Jong-un

Soldados norte-coreado enviado para lutar contra Ucrânia, ao lado das forças russas, podem acabar em “gulags” caso retornem para Pyongyang.

Crise no IBGE

O sindicato que representa os servidores do IBGE afirmou que a entrega dos cargos de dois diretores ocorreu em meio a uma crise provocada por “decisões arbitrárias da presidência”.

Opinião da Gazeta 

Uma mudança importante, mas tardia. Ao longo dos últimos anos, Mark Zuckerberg foi um dos principais defensores de uma postura mais agressiva na remoção de publicações ou perfis no Facebook e Instagram, o que resultou em censura. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Com o julgamento do Marco Civil da Internet em andamento no STF, infelizmente é possível que, no caso brasileiro, Zuckerberg tenha acordado tarde demais

O que mais você precisa saber hoje 

Colunas e artigos 

A evolução do ITCMD no Brasil: o que esperar para 2025. A modernização no ITCMD representa não só uma resposta às novas demandas do cenário pós-pandêmico, mas também uma adaptação ao aumento da mobilidade internacional dos patrimônios.Leia o artigo da advogada especializada em planejamento patrimonial, Marina de Los Santos Gonçalves.

Francisco Razzo comenta a decisão de Mark Zuckerberg de utilizar o modelo de Notas da Comunidade, já testado no X, agora no Facebook e no Instagram.

Para inspirar e alegrar 

Confira oito eventos de inovação que acontecem em 2025. A agenda de eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo pelo país não para. Confira alguns dos principais eventos ao longo do ano e programe-se. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.