Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
As mesmas tecnologias que agilizam e barateiam o envio de dinheiro para lá e para cá também facilitam o trabalho dos órgãos de fiscalização. A digitalização do dinheiro e das transações e, portanto, um maior acesso a dados, é um caminho sem volta, segundo especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, mesmo após a recente controvérsia em torno do Pix. Entenda.
Comércio exterior. Medidas anunciadas por Trump, como a taxação em 10% do petróleo canadense, por exemplo, devem impulsionar ainda mais nossa exportação de petróleo. Isso que, em 2024, o faturamento com os embarques do óleo chegou a US$ 44,8 bilhões, 5% mais que no ano anterior. A perspectiva é das melhores.
ADPF das Favelas. O STF deve continuar a julgar, nesta quarta-feira (5), a ADPF 635, ação que proibiu operações policiais em favelas do Rio de Janeiro. Nessa retomada, o STF decide se confirma definitivamente ou revoga as decisões anteriores tomadas ao longo do processo.
Política, Economia e Mundo
Pela paz
Trump, afirmou nesta terça-feira (4), durante uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que os EUA assumirão o controle da Faixa de Gaza e reconstruirão a região.
Embate
Após a oposição protestar contra a alta de preço dos alimentos no plenário da Câmara, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, afirmou que Bolsonaro “tirou comida da mesa e colocou o povo na fila do osso”.
Linguagem neutra
O STF derrubou parte de uma lei municipal de Uberlândia (MG) que proibia o uso da chamada "linguagem neutra" e "dialeto não binário" na grade curricular e no material didático de escolas públicas e privadas da cidade.
Opinião da Gazeta
Pacheco insiste em sua versão do Código Civil. Rodrigo Pacheco deixou um "presente de grego" para o novo presidente da Casa, Davi Alcolumbre – e também para o Brasil. Em seu último dia no comando do Senado, em 31 de janeiro, ele protocolou um projeto de lei que propõe alterações substanciais no Código Civil brasileiro Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O Senado só perderia se iniciasse a discussão sobre o projeto de Pacheco sobre o Código Civil agora. Há temas mais urgentes esperando pela atenção plena dos congressistas. Para o bem do país, o suposto “legado” de Rodrigo Pacheco deve ficar nas gavetas do Senado, pelo menos por mais algum tempo
O que mais você precisa saber hoje
Tribalismo primitivo. O que está por trás da selvageria das torcidas organizadas em Pernambuco
Esquerda. Rubio cita fracasso do socialismo e diz que Cuba, Nicarágua e Venezuela são “inimigos da humanidade”
Colunas e artigos
Governo insiste em propostas fracassadas para conter a inflação. Os jovens estudantes de economia aprendem logo no início de suas formações o que este governo insiste em ignorar: as forças de mercado não se dobram ao voluntarismo político. Leia o artigo de Allan Augusto Gallo Antonio, professor de Economia e Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Alexandre Garcia comenta que a eleição de Hugo Motta e Davi Alcolumbre deixou muita gente ainda mais pessimista com o futuro do Legislativo.
Rodrigo Constantino fala sobre o trabalho feito por Elon Musk à frente do DOGE, e que vem revelando o escândalo de instituições estatais e paraestatais, utilizadas para financiar um enorme aparato de interesses partidários e comerciais.
Para inspirar e alegrar
O que William Shakespeare pode nos ensinar sobre a vida e os negócios hoje? Shakespeare era um filósofo da natureza humana, um estrategista atemporal que, com suas obras escritas há mais de 400 anos, tem muito a nos ensinar sobre como viver melhor, prosperar e navegar no caos dos negócios e dos relacionamentos. Veja como algumas obras de Shakespeare e suas conexões com o mundo atual.