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Na retal final, Linha Verde ainda tem obras complementares em andamento
Na retal final, Linha Verde ainda tem obras complementares em andamento| Foto: Daniel Castellano/SMCS

O trecho final da Linha Verde (BR-476), em Curitiba, na região do Trevo do Atuba, foi inaugurada neste domingo (9, obra aguardada pelos curitibanos há 17 anos. Ainda há obras complementares que serão realizadas nos próximos meses, no entanto, o evento oficial foi antecipado pelo prefeito Rafael Greca (PSD), que deixa o mandato no final do ano e prepara o vice Eduardo Pimentel (PSD) para sucessão.

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A partir do dia 6 de julho, a legislação eleitoral proíbe a inauguração de obras públicas, 90 dias antes do primeiro turno das eleições municipais. Pré-candidato a prefeito da capital, Pimentel tem o apoio de Greca e do governo Ratinho Junior, presidente estadual da sigla.

No último final de semana, as 12 faixas para veículos do trecho final da Linha Verde Norte (lote 4.1) foram liberadas nos dois sentidos. Além da nova trincheira, os três viadutos construídos na região do antigo Trevo do Atuba foram entregues.

As obras ampliaram o corredor de transporte público, facilitando a conexão de norte a sul da capital paranaense, desde o Pinheirinho ao Atuba. A obra entregue promete dar maior fluidez ao trânsito e facilitar a conexão entre Curitiba e a Região Metropolitana. De acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran), a estimativa é de que 70 mil veículos circulem diariamente pela região.

O lote 4.1 tem quase 3 km de extensão, no trecho norte, com obras desde o Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana. No total, o lote de 12 faixas tem uma pista central com duas faixas para ônibus, duas vias marginais com três faixas em cada sentido, duas vias locais com uma faixa cada e duas faixas para estacionamento. A configuração de vias e faixas pode variar em alguns trechos.

O lote tem 11,8 km de pistas para veículos; 2,8 km de canaleta de ônibus; 4,3 km de calçadas e 3,3 km de ciclovias.

A entrega da obra foi comemorada pelo prefeito Rafael Greca (PSD) que declarou ser “o fim de quase 17 anos de espera”. “Desde 2017, a nossa gestão enfrentou e superou inúmeros desafios para viabilizar este trecho da Linha Verde. Hoje, podemos dizer com orgulho que transformamos a antiga BR-476 em um eixo de transporte sustentável que liga os extremos de nossa cidade”, publicou o prefeito na rede social X.

Os curitibanos escutaram a promessa da entrega da Linha Verde por quase 20 anos. A via rápida na antiga BR-476, que liga as regiões norte e sul da capital, passou pela gestão de quatro prefeitos: Beto Richa (PSDB), Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Rafael Greca (PSD).

Contratos mal feitos e rescisões com as empreiteiras fizeram com que a entrega se prolongasse por anos. A forma de contrato é apontada como uma das causadoras dos prazos que se renovaram a cada ano.

O que falta entregar na obra da Linha Verde

Apesar de grande parte da Linha Verde ter sido entregue, ainda faltam algumas obras complementares em ruas do entorno. Segundo a prefeitura, essas obras não irão prejudicar o fluxo de veículos na região.  

Alguns trabalhos estão em andamento, como pavimentações, calçadas, iluminação e paisagismo. A previsão é de conclusão para agosto deste ano. As cinco estações-tubo também estão sendo implantadas, com previsão de operação entre julho e dezembro.

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