Gaeco
| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, denunciou nesta quarta-feira (9), 133 pessoas. Elas são acusadas de envolvimento em organização criminosa que, de mesmo de dentro dos presídios, atua em diversos estados - especialmente no Norde do Paraná. Foram 14 denúncias apresentadas. Além de organização criminosa, há acusações de tráfico de drogas, associação para o tráfico, comercialização e porte de armas, tortura mediante sequestro e tentativa de sequestro.

Em julho deste ano, o Gaeco deflagrou a Operação Sicário, que cumpriu 68 mandados de prisão e 80 de busca e apreensão em 40 cidades paranaenses, principalmente em Londrina e municípios da região Norte do Estado. Também houve cumprimento de mandado em uma cidade de São Paulo.

Dos 133 denunciados pelo Ministério Público do Paraná, 98 estão presos. Os demais (35) são considerados foragidos. A investigação foi um trabalho conjunto do Gaeco, através da 16ª Promotoria de Justiça de Londrina, e da Polícia Militar.