Entre idosos que receberam 1ª dose, metade ainda aguarda 2ª aplicação
| Foto: Hully Paiva/SMCS

No Paraná, apenas metade do grupo das pessoas com mais de 60 anos de idade completou a imunização contra a Covid-19, com a aplicação de duas doses da vacina. Até a tarde desta segunda-feira (10), o “vacinômetro” do governo estadual informava que 1.588.582 idosos já tinham recebido a primeira dose do imunizante, o que representa 88% do total de pessoas com mais de 60 anos que vivem no Paraná (1.794.480 pessoas, incluindo idosos que vivem em instituições de longa permanência), na estimativa do Ministério da Saúde. Mas, entre aqueles que já iniciaram a vacinação, apenas 812.342 (51%) também receberam a segunda dose.

A data de aplicação da segunda dose varia de acordo com o imunizante: enquanto a Coronovac exige um intervalo de duas a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose; as vacinas da AstraZeneca, e também da Pfizer, estão sendo aplicadas com um intervalo de 12 semanas entre as doses.

O Paraná concluiu a chamada para a primeira aplicação nos idosos entre o final de abril e início de maio – assim, a expectativa é de que todo o grupo de idosos deve concluir o ciclo da imunização apenas entre o final de julho e início de agosto.