PR separa doses para 15% dos trabalhadores da educação; distribuição será “nos próximos dias”
| Foto: Arquivo AEN

Entre as doses recebidas pelo governo do Paraná na 16ª remessa do Ministério da Saúde, 32.760 foram armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para iniciar a vacinação contra a Covid-19 de profissionais da educação. Segundo o governo estadual, as doses serão enviadas às regionais “dentro dos próximos dias”. O número corresponde a 15,5% do total de trabalhadores da educação estimado no plano estadual de vacinação (210.897 pessoas). Estão incluídos profissionais da rede pública estadual e municipal, da rede privada e da assistência social.

Neste primeiro momento, de acordo com o governo estadual, a ideia é vacinar os profissionais entre 55 e 59 anos. Outros 8 mil trabalhadores já foram imunizados, por serem pessoas com mais de 60 anos, grupo já contemplado pela vacinação. A antecipação da vacinação do grupo prioritário ligado à educação – contrariando o plano nacional de vacinação - foi anunciada pelo governo do Paraná junto com a informação sobre o retorno gradual das aulas presenciais na rede estadual, que se inicia em 10 de maio com 10% das escolas – cerca de 200 colégios.

Procurada pela Gazeta do Povo, a prefeitura de Curitiba disse que ainda não foi informada oficialmente sobre a decisão do governo estadual de reservar doses para profissionais da educação e que aguarda isso para reavaliar seu cronograma de vacinação. O Ministério da Saúde tem orientado para que estados e municípios "sigam à risca" o plano nacional de vacinação e a ordem da fila de prioridades indicada no documento.

Em entrevista ao Meio Dia Paraná, da RPC, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, disse que foi "surpreendida" e que as doses que o governo estadual reservou para o pessoal da educação estavam destinadas às grávidas, no planejamento de vacinação feito pela prefeitura de Curitiba.