Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.| Foto: AEN

A Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed-PR) vai voltar a aplicar nesta quarta-feira (15) a Prova Paraná para os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Médio na rede estadual de ensino. A última edição da Prova Paraná foi realizada em 2020, antes do início da pandemia. Em 2021 foram feitas tentativas de substituir a avaliação por meio da Atividade Paraná Diagnóstica, mas a aplicação foi suspensa por sucessivas falhas no acesso à plataforma.

As provas serão aplicadas em dois dias consecutivos por semana, em duas semanas – 15 e 16 e 22 e 23 de setembro, onde for necessária para atender ao sistema de rodízio de estudantes. No primeiro dia os estudantes responderão a questões de Português, Matemática (todas as séries) e Inglês (do 6º ao 9º ano). No segundo dia será a vez das questões de Ciências da Natureza, História e Geografia.

A Seed-PR reforça que a Prova Paraná não é utilizada para atribuir notas nem influenciar na média final do ano letivo dos estudantes, mas sim como um diagnóstico geral do processo de aprendizagem dos alunos. De acordo com a secretaria, o resultado da Prova Paraná fornece informações importantes sobre as habilidades essenciais para a etapa de ensino avaliada, e auxilia professores e equipes pedagógicas na organização de ações e estratégias de ensino e aprendizagem.