Com um aumento de mais de 200% nos casos confirmados de dengue em uma semana, o município de Cascavel, no Oeste do Paraná, decretou situação de epidemia da doença. De 500 casos da doença confirmados até a última semana, Cascavel passou para mais de 1,5 mil confirmações de dengue até a última quarta-feira (21). No período, a cidade também registrou a primeira morte provocada pela dengue – a vítima foi uma jovem de 29 anos.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Em um evento público realizado na última quarta-feira, o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) confirmou que o decreto de epidemia foi enviado à Secretaria Estadual de Saúde. Ele reforçou a necessidade da participação de todas as pessoas no combate e prevenção à doença.
“Nós temos que diminuir isso o mais rápido possível. Você sabe que isso tem uma consequência, além do desconforto que gera, entope a estrutura pública de saúde, as unidades, as UPAs, e interrompe sequência natural desse tratamento”, afirmou.
Prefeitura vai aplicar multa a quem não eliminar focos do mosquito da dengue
Apesar dos números considerados preocupantes pela administração municipal, Cascavel não foi habilitada para receber as primeiras doses de vacinas contra a dengue no Paraná. Como forma de evitar a formação de focos do mosquito transmissor da doença, a Prefeitura endureceu as regras de fiscalização e agora poderá aplicar multas a quem permitir o acúmulo de água parada nos imóveis.
“O próprio agente de Endemias multará o cidadão que não fizer sua parte. Nós sempre fomos contra a multa, mas se faz necessário nesse momento, porque realmente estamos perdendo a guerra. É um crescimento grave e sério. Não podemos continuar fazendo nosso trabalho enquanto alguns cidadãos relapsos estão permitindo que tenhamos criadouro do mosquito. Não vamos admitir mais óbitos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak.
Limpar os quintais e eliminar quaisquer pontos onde possa haver acúmulo de água são medidas eficazes para impedir a proliferação do mosquito que transmite a dengue, reforçou a diretora da Vigilância Sanitária de Cascavel, Rozane Campiol. “Pedimos a comunidade que faça a limpeza do quintal, pois é uma das únicas maneiras de controlar a dengue. Vamos evitar que novas pessoas possam se contaminar”, reforçou.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião