No Paraná, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) entrou com um projeto de lei para retirada do título de Cidadão Honorário do Estado concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta foi aprovada pela maioria dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e sancionada pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) no dia 30 de novembro do ano passado.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O parlamentar petista argumenta que o ex-presidente não tem os requisitos mínimos necessários para receber a honraria e complementa que os recentes desdobramentos da investigação sobre Bolsonaro sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado evidenciam a necessidade da revogação do título. Bolsonaro, ex-ministros, aliados e militares foram alvos de uma operação deflagrada no começo de fevereiro com base na delação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.
“As operações da Polícia Federal, em especial a Tempus Veritatis, têm escancarado o envolvimento do ex-presidente em diversas situações que configuram crime, inclusive contra a democracia. E ser um defensor da democracia e das instituições democráticas é um item previsto para receber o título de cidadão honorário”, alegou o parlamentar à reportagem da Gazeta do Povo.
Nas redes sociais, o deputado afirma que Bolsonaro não cumpriu com os requisitos de biografia ilibada e postura ética e respeito à democracia e as instituições. “A gente sabe que o povo paranaense não pode passar por tamanho vergonha e humilhação. Portanto, Jair, devolve o título”, falou Chiorato em vídeo pela rede social X.
29 deputados votaram a favor do título de cidadão honorário a Bolsonaro
A votação sobre o título de Cidadão Honorário do Paraná concedido a Bolsonaro foi precedida de muita discussão mas, ao final, 29 deputados foram favoráveis e oito contrários ao projeto. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou a honraria no dia 28 de novembro do ano passado.
Na época, o deputado estadual Ricardo Arruda (PL) defendeu o título a Bolsonaro. “O Paraná adora o Bolsonaro. Quase 65% dos paranaenses são favoráveis e apoiam a gestão do governo Bolsonaro. É um título merecido e um agradecimento a tudo o que este presidente fez ao nosso estado. Nenhum presidente antes do Bolsonaro fez tanto pelo Paraná”, reforçou Arruda.
Apesar de a maioria dos parlamentares paranaenses terem apoiado o título a Bolsonaro, Chiorato acredita que o projeto de lei para a revogação da honraria vai progredir na Casa. "Acredito, sim, que vários tenham mudado de posicionamento diante da verdade que tem se revelado dia após dia. Acredito na aprovação do projeto e, consequentemente, na reflexão sobre as condutas do ex-presidente".
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião