No Paraná, os deputados estaduais que hoje estão no comando da Assembleia Legislativa – Ademar Traiano (PSDB), presidente; Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário; e Gilson de Souza (PSC), segundo-secretário – estão propondo antecipar a eleição que definirá os nomes que ficarão à frente da Casa pelos próximos dois anos. O trio, eleito no início de 2019, deve se candidatar à reeleição.
WHATSAPP: as notícias do Paraná no seu celular
A ideia é que a convocação para a eleição da Mesa Diretora possa ser feita já a partir de 1º de agosto, e não somente a partir de 10 de outubro, como está previsto hoje no regimento interno da Casa. O objetivo seria evitar uma eleição interna próxima ao pleito municipal, quando eleitores em todo país vão às urnas escolher prefeitos e vereadores.
A antecipação está sendo proposta por meio de um projeto de resolução protocolado nesta terça-feira (14). “Esta eleição [da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa], que ocorre no meio do mandato parlamentar, acontece em ano de eleições municipais. A data atualmente definida no regimento interno acaba gerando alguns problemas para os parlamentares, já que coincide com o período eleitoral em âmbito municipal”, argumentam eles. Traiano está há quase seis anos no comando da Assembleia Legislativa.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião