• Carregando...
Não é sobre trabalho; é sobre humanidade: relato da luta contra a Covid-19 emociona
| Foto: Reprodução

Os casos de infecção pelo Covid-19 (a doença causada pelo novo coronavírus) aumentam dia após dia por todo o Brasil, mas já se discute se é hora de encerrar o isolamento domiciliar e reabrir o comércio. O presidente Jair Bolsonaro é um dos defensores de que apenas aqueles que estão no grupo de risco devam ficar fora das ruas, para que a economia volte a caminhar rumo à normalidade. Carreatas pelas cidades do Paraná e de outros estados defendiam essa tese.

Enquanto o debate político se acirra, os mais envolvidos na pandemia têm pouco tempo para pensar sobre o assunto. A batalha, para muitos invisível, contra o novo vírus toma todo o tempo dos profissionais da saúde. Mesmo com toda precaução atual, com as pessoas retiradas de circulação, o cenário é de guerra. Não há descanso.

Para mostrar um pouco do drama, dos desafios, das sensações que a luta contra a Covid-19 vem levando aos hospitais e profissionais, o perfil no Facebook da Universidade Federal do Paraná postou na noite de sábado (27) o relato da enfermeira Camila Gonçalves Azeredo, da equipe de enfermagem da UTI-Covid-19, do Hospital de Clínicas de Curitiba. Não é sobre trabalho. É sobre humanidade. O post da UFPR termina com um recado: "Fique em casa pela CAMILA". Leia

"Hoje faz 1 semana. E tomei coragem para escrever um pouco sobre meus sentimentos. Faz uns 2 meses que o medo da COVID-19 começou a tomar conta do meu pensamento e pensamento dos meus colegas. Lembrei daquela história de terror que minha mãe contava. A história do sapato preto que aterrorizava, pois a cada passo da história ele estava mais perto de casa trazendo medo e morte pelo caminho.

Aos poucos, fomos treinando e presenciando mudanças drásticas na organização do hospital. O medo foi crescendo. Duas semanas atrás eu fui ficando até mais tarde no hospital, sem almoço, cansada. Precisava treinar mais e mais. Sete dias atrás o Joaquim foi ainda meio doentinho morar com a vovó para ficar mais seguro. Levou todos os brinquedos que já faziam parte da decoração bagunçada da casa. O Cris ficou cuidando de mim e da casa. Eu fui cedida para a UTI COVID-19, referência para todo o hospital nesse momento. Mais e mais treinamentos.

A paramentação é quente, a máscara machuca, o óculos e o protetor facial embaçam. Não podemos tocar no rosto, não podemos beber água e nem ir ao banheiro depois de paramentados. Não podemos comer, não podemos sair para tomar um fôlego ali fora. Se eu sair do ambiente contaminado preciso jogar avental, luvas, touca e máscara no lixo. Precisamos poupar material, pois tudo isso é muito caro e o medo de faltar é grande. Não posso me dar o luxo de jogar um avental e uma máscara no lixo só porque eu quero fazer um xixizinho. Ganhei fraldas do marido. Não consegui usar nos primeiros dias. A bexiga explodindo e não consegui usar a fralda.

Na saída preciso de ajuda para tirar roupas e sapatos para não contaminar a parte limpa do setor. Banho com produto degermante pelo corpo todo. Aí meu cabelo está parecendo uma vassoura. Chego em casa, tiro toda a roupa do lado de fora com ajuda do Cris. A roupa vai direto para máquina e eu direto para outro banho. Chegou a parte boa. Comida quentinha que o marido fez e um cochilo na sala, às vezes até com direito a colinho do marido. Casa vazia sem o Joaquim. Tudo lembra o Joaquim.

Aprendi muito essa semana sobre meu trabalho e sobre meu corpo. Aprendi muito sobre meu casamento e sobre a fragilidade humana. Quando o telefone toca no setor, uma dor no coração. Alguém da família de algum paciente querendo notícias, pois não podem visitar, não podem vir ao hospital. Só recebem notícias por telefone e nem sempre são boas essas notícias. Deus me livre, por favor, de passar por essa angústia.

Que saudade dos meus colegas de CTSI. Que saudade da Mariely Roseira, minha amiga, minha irmã mais nova que não se importaria em ouvir cada desabafo meu nesse momento. Que saudade da minha família, da broa da bisa, dos almoços de domingo com as tias falando todas ao mesmo tempo.

De conversar na garagem cheia de plantas do meu pai, enquanto o Joaquim apronta ali pertinho da gente e a Andréia conta alguma história engraçada que aconteceu durante a semana. Que saudade de visitar a bisa e a vovó Mara. Do café da tarde com o tio Mô. Que saudades de vocês.
Se cuidem muito. Eu vou precisar muito de vocês depois disso tudo. Amo vocês.”

Camila Gonçalves Azevedo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]