EPR Litoral Pioneiro será a marca e o nome definidos pela concessionária que será responsável pelo chamado lote 2 do novo pedágio no Paraná. A EPR vai administrar 605 quilômetros de rodovias no estado. Ainda não há data anunciada para o retorno da cobrança da tarifa de pedágio.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
“Reforçando seus laços com o desenvolvimento local, a EPR anuncia ao mercado o nome de sua operação no lote 2 do Paraná, que passará a se chamar EPR Litoral Pioneiro, destacando o compromisso de integração de regiões tão importantes do estado, em benefício da indústria e de toda a comunidade dessas cidades”, destacou a empresa.
Considerado o mais estratégico dos seis lotes em que foram divididas as novas concessões de estradas à iniciativa privada, o lote 2 faz a ligação entre interior do estado e o Porto de Paranaguá. Tem investimento prometido na ordem de R$ 10,5 bilhões em uma concessão de 30 anos. O passo seguinte é a assinatura de contrato, que tem estimativa de ocorrer até o início de fevereiro, ainda sem data anunciada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Enquanto o contrato não é assinado, equipes da concessionária fazem trabalhos preparatórios. “A empresa solicitou autorização para iniciar trabalhos preparatórios nas instalações operacionais e equipamentos dos trechos rodoviários, com o objetivo de assegurar o início adequado das operações, de acordo com o previsto em edital e contrato”, informou.
Nesta etapa, segundo a EPR Litoral Pioneiro, estão previstas a instalação de antenas dos sistemas de comunicação, restaurações nas bases de apoio operacional de atendimento aos usuários e praças de pedágio existentes. Essas praças de pedágio, da concessão anterior, ficaram abandonadas a partir de novembro de 2021, quando se encerrou a operação do chamado Anel de Integração. Desde então, a tarifa de pedágio não está sendo cobrada.
O lote 2 do pedágio foi leiloado em operação na Bolsa de Valores (B3), no dia 29 de setembro de 2023, um mês após o leilão do lote 1, que por sua vez será administrado pela Via Araucária.
Os próximos quatro lotes do pedágio no estado têm previsão do Ministério dos Transportes para irem a leilão entre o fim de 2024 (lotes 3 e 6) e início de 2025 (lotes 4 e 5).
Durante este ano, o governo federal projeta a realização de até 13 leilões para concessão de rodovias à iniciativa privada em todo o país, apesar de admitir que o número final pode ser bem menor. Confira as rodovias que podem ser concedidas em 2024:
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião