Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná Faz Ciência

Feira de Cultura Científica reúne jovens talentos e estimula iniciação científica

Estudantes da rede estadual durante atividade prática de ciências: a Feira de Cultura Científica incentiva a curiosidade e a formação de jovens pesquisadores no Paraná
Estudantes da rede estadual durante atividade prática de ciências: a Feira de Cultura Científica incentiva a curiosidade e a formação de jovens pesquisadores no Paraná (Foto: Divulgação/Napi Paraná Faz Ciência)

Ouça este conteúdo

Com o objetivo de incentivar a iniciação científica desde a educação básica, a Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência (Fecci) estreia de 4 a 6 de novembro, no campus Neoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. O evento projeta reunir 1,5 mil estudantes e professores em 381 estandes, distribuídos por 8 mil metros quadrados, em uma das maiores mostras de ciência e tecnologia voltadas à educação do estado.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O Paraná Faz Ciência (PrFC) é parte dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi) como ferramenta para agregar iniciativas de divulgação científica e educação para a ciência. Voltada a alunos de escolas públicas e privadas, a Feira de Cultura Científica busca despertar a curiosidade e o pensamento investigativo em crianças e adolescentes.

As apresentações estão divididas em três categorias: Fecci Kids, para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental; Fecci Júnior, para estudantes do fundamental II; e Fecci Jovem, que contempla o ensino médio, cursos técnicos e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Da sala de aula aos clubes de ciências

As inscrições, abertas em julho, superaram mil trabalhos, dos quais 381 foram selecionados por uma equipe multidisciplinar. Boa parte das propostas vem de clubes de ciências vinculados ao Napi Paraná Faz Ciência, que articulou escolas de todas as regiões do estado.

Em Almirante Tamandaré, o Lattes Clube é um exemplo de como a ciência pode nascer de forma colaborativa. Alunos da Escola Estadual Floripa Teixeira de Faria pesquisam desde o cultivo de plantas clonadas até bebidas fermentadas no estilo refrigerante.

A articuladora do Napi, Débora de Mello Sant’Ana, explica que a Feira de Cultura Científica é um passo para consolidar a pesquisa escolar como prática formativa. “Queremos que a Fecci tenha o mesmo peso que um congresso acadêmico, estimulando os alunos a pensar como cientistas”, afirma.

Feira de Cultura Científica: espaço para experiências e descobertas

Durante os três dias, o público poderá visitar projetos de escolas, laboratórios interativos e o Parque da Ciência Newton Freire Maia, além de conhecer veículos de divulgação científica como o Zikabus, o MarBrasil e a Carreta da Polícia Científica. O Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi/UEM) também participará com a exposição Corpo Humano, parte do projeto Muditinerante.

O evento, com entrada gratuita, é promovido pelo Napi Paraná Faz Ciência, com fomento da Fundação Araucária e apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria da Educação do Paraná, da Prefeitura de Curitiba e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os melhores projetos concorrem a R$ 350 mil em prêmios, compostos por eletrônicos e equipamentos doados pela Receita Federal. “A expectativa é grande — a Fecci nasce como um espaço de integração e valorização do conhecimento científico”, resume Rodrigo Reis, articulador do Napi.

Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência (Fecci)

  • Data: 4 a 6 de novembro de 2025
  • Horário: 9h às 17h
  • Local: UTFPR – Campus Neoville (Rua Pedro Gusso, 2.601, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em Curitiba
  • Entrada gratuita e aberta à comunidade em geral

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.