Com 575 unidades vendidas, a franquia paranaense The Best Açaí iniciou o ano de 2024 colocando em prática uma estratégia chamada "Plano 777". O objetivo é alcançar até dezembro um faturamento de R$ 777 milhões, além de uma rede de 777 lojas. Para isso, o Grupo The Best Açaí, responsável pela marca, deve injetar R$ 20 milhões de capital próprio na ampliação da estrutura física da indústria.
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No ano passado a empresa teve um crescimento significativo, quando foram destinados R$ 5 milhões para a área logística e o faturamento chegou a R$ 400 milhões. Já em 2019, no entanto, dois anos após a abertura da primeira loja da rede, os sócios optaram por expandir as atividades.
Na ocasião, as lojas estavam crescendo e os parceiros fornecedores de insumos não conseguiam mais atender a demanda e manter o padrão exigido pelos fundadores. Dessa maneira, a empresa abriu a Amadelli Alimentos, fazendo com que a The Best Açaí se transformasse em um conglomerado. Hoje o grupo possui ainda o Gracco Burguer e o Gracco Express.
Apesar de verem o negócio prosperar aos poucos, os sócios da marca não imaginavam que alcançariam números tão expressivos: "Não tínhamos essa visão de mercado quando começamos. Eu sempre gosto de falar que existem diferentes tipos de negócios. Não se trata de encontrar uma região que serve para começar, mas sim de identificar onde o negócio vai dar certo", diz o CEO e sócio-fundador, Sérgio Kendy.
Sócios abriram a primeira loja de açaí com R$ 15 mil
Kendy conta que a empresa nasceu da ideia de montar um self-service de açaí em Londrina (PR) e que, a princípio, não pensava em criar uma rede de franquias. Em 2017, ele e dois sócios, todos estudantes de engenharia civil, abriram a primeira loja com R$ 15 mil.
“Tínhamos quatro mesas de madeira, um notebook, uma máquina de cartão, uma geladeira e um freezer. Montamos perto de uma faculdade em Londrina e assim começou o sonho", relembra Sérgio Kendy. "A ideia era ter um negócio de açaí, mas começou a se popularizar”, complementou.
Com um conceito moderno e jovem, a loja atraía muitas pessoas da cidade e os clientes questionavam se a The Best Açaí era uma franquia. Após 10 meses e com duas lojas em operação, os sócios iniciaram um estudo para desenvolver um modelo de negócio para franquias.
“Na época, as duas lojas faturavam R$ 55 mil. A primeira franquia, no primeiro mês, faturou R$ 68 mil. Hoje uma loja fatura em média R$ 97 mil por mês”, diz Kendy. Ele conta que uma loja faturava mais que outra por ter um espaço físico maior e, assim, atraía mais pessoas aos finais de semana.
Percebendo esses detalhes, os sócios começaram aos poucos a adaptar as outras lojas. Com isso, a primeira franquia atraiu novos empresários que, por sua vez, abriram franquias em Rolândia, Apucarana e outras cidades próximas a Londrina. Em cinco anos, a rede cresceu para 200 unidades.
Londrina tem 1.112 franquias, segundo ABF
O Paraná é um estado que a cada ano vem atraindo um número crescente tanto de franquias quanto de franqueadoras. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023 eram 13.814 franquias no estado, 26% a mais que em 2021. O faturamento do segmento ultrapassou R$ 16,7 bilhões, sendo R$ 3 bilhões somente na área de alimentação.
Curitiba também é conhecida por ser um celeiro de franquias e, de acordo com a ABF, é a quinta cidade com maior número de franquias no país, com 4.371 unidades. Em 2023, elas tiveram um faturamento de R$ 5,2 bilhões e geraram 37.714 empregos.
Segunda maior cidade no estado do Paraná, Londrina também é destaque no setor. Em 2023, foram 1.112 franquias que geraram um faturamento de R$ 1,4 milhão.
Meta é ser a maior marca de açaí do mundo
O CEO e sócio-fundador da The Best Açaí, Sérgio Kendy, afirma que a empresa já está entre as maiores marcas do Brasil e que o sonho da companhia é ser a maior marca de açaí do mundo.
“Queremos colocar o The Best Açaí não só no Brasil, mas também em outros países. Futuramente vamos fazer um plano de expansão para crescer a marca”, diz ele, que vê no modelo de negócio a vantagem de ser adaptável.
“A nossa loja consegue atender Curitiba com 17 unidades operando. Ao mesmo tempo, conseguimos ir para uma cidade como Sertanópolis, com 15 mil habitantes, com uma loja que está indo super bem”, diz ele.
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