A Gazeta do Povo promove, nesta terça-feira (10), um evento institucional em parceria com o governo do Paraná com foco na área de Educação. O encontro prevê a realização de dois painéis de discussão e contará com a presença do governador Ratinho Junior (PSD) e da diretora da unidade Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Ana Amélia Filizola.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
No primeiro deles, o debate será sobre o desempenho da educação do Paraná em um dos principais indicadores do setor, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Pela segunda vez consecutiva, o levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra o Paraná na liderança nacional do Ensino Médio.
A implantação de escolas em tempo integral no estado, aliada à estratégia de oferta de ensino em unidades de educação cívico-militar e profissional, também integra a pauta das discussões durante o primeiro painel, assim como a política estadual para a alimentação escolar no Paraná.
Participarão deste debate o secretário estadual da Educação, Roni Miranda e da especialista na área Cláudia Costin, que é fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (Ceipe-FGV), cofundadora do movimento Todos Pela Educação e professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, nos EUA.
Robótica, IA e programação na área da Educação integram temas de debate
No segundo painel do encontro, os debates seguirão em torno da adoção das iniciativas de oferta de aulas de programação e robótica nas escolas da rede estadual do Paraná. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) conta com um programa de distribuição de kits de robótica e programação nas escolas. A proposta do programa, aliada às aulas de Pensamento Computacional, é ensinar linguagem de programação digital, sua execução e arelevância da matéria na resolução de problemas de forma prática.
Completam o painel as discussões sobre a utilização de ferramentas de inteligência artificial na área de ensino. Nesta etapa irão debater os diretores de Educação, Anderfábio Oliveira dos Santos, e de Tecnologia e Inovação da Seed, Cláudio Aparecido de Oliveira, e o diretor de Tecnologia da Informação e cofundador da Allura, Guilherme Silveira.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião