A reportagem da Gazeta do Povo “A região do Brasil que quer ser a maior produtora de proteína animal do mundo”, da jornalista Juliet Manfrin, foi uma das vencedoras do 9.º Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo. A premiação é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e tem o objetivo de valorizar o trabalho da imprensa e seu papel no desenvolvimento da indústria e do Estado do Paraná.
Juliet foi finalista com outros quatro jornalistas na categoria “Internet”. Concorriam ao prêmio materiais jornalísticos relacionados à indústria paranaense, sobre temas como política industrial, mercado, infraestrutura, inovação, sustentabilidade, tecnologia, educação profissional, segurança, saúde e qualidade de vida do trabalhador da indústria, indústria 4.0, responsabilidade social, associativismo e competitividade.
Oeste do Paraná se organiza para ser maior produtor mundial de proteína animal
Em sua reportagem, Juliet mostra como os empresários da região da tríplice fronteira estão se organizando para chegar à liderança global na produção de proteína animal. A ideia inicial para abordar o assunto veio durante um evento realizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).
Atualmente, o Oeste do Paraná já responde por mais da metade da produção de aves e suínos no Brasil. Além disso, a região também é líder nacional na produção de tilápias. Diante desse potencial, os produtores regionais vislumbraram a oportunidade de ir além e de se tornarem os líderes mundiais da proteína animal nas próximas duas décadas.
As cooperativas do agronegócio são fundamentais para o sucesso já obtido e para a viabilização dos planos futuros do Oeste paranaense. Cinco das dez maiores do segmento no Brasil e que figuram entre as 100 maiores cooperativas agrícolas do mundo estão na região.
Durante o encontro, Juliet entrevistou Rainer Zielasko, presidente do POD, que falou mais sobre os planos da região e do que é necessário para concretizá-los. Inclusive, citou alguns dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos com essa finalidade.
Além de Rainer, outras autoridades que participavam do encontro comungaram de sua opinião e reafirmaram que o feito não só é plausível, como pode ser atingido em pouco tempo. Juliet comentou que, mesmo antes e depois desse evento, alguns encontros já haviam sido organizados para discutir os planos da região, focando inclusive na potencialidade produtiva da avicultura e da suinocultura.
Prêmio Fiep de Jornalismo é um dos mais importantes do país
Feliz com a premiação, a jornalista destacou a importância do prêmio. “É gratificante estar na final do Prêmio Fiep, porque representa uma das mais importantes premiações de jornalismo do Brasil. A Federação das Indústrias do Estado do Paraná é uma das mais atuantes no segmento industrial brasileiro, sempre focada em pautas relevantes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e de infraestrutura”, afirmou.
Quanto à escolha e produção da matéria, Juliet afirmou que não foi escrita especificamente com o intuito de concorrer à qualquer prêmio. “No momento da inscrição, apesar de a matéria não ter sido escrita pensando em nenhuma premiação, achamos que poderia ser interessante e nos surpreendeu que ela tenha sido elencada como uma das finalistas”, comentou.
A entrega do 9.º Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo foi realizada na noite desta terça-feira (8), em cerimônia em Curitiba.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião