Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia

Paraná projeta fim de obrigatoriedade de máscaras em locais abertos ainda em março

Máscaras devem deixar de ser obrigatórias em março, se depender do governo do Paraná. (Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná)

Ouça este conteúdo

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta quarta-feira (9) que vai enviar à Assembleia Legislativa (Alep) um projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado. A ideia da Secretaria de Saúde (Sesa) é que a proposta comece a valer a partir da segunda quinzena de março.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Ratinho ressaltou que o período do carnaval gerou apreensão no governo, mas os índices de infecção e de mortes não mostraram um aumento significativo, de acordo com a análise do governo. “Nós tínhamos uma preocupação de termos um aumento muito grande no pós-carnaval. Isso não está acontecendo e tomara que não aconteça. A ideia é que a gente possa retirar a obrigatoriedade [das máscaras] em espaços abertos. Claro que dentro de ônibus, em lojas, pode ainda haver uma restrição”, disse o governador em entrevista ao jornal Meio Dia Paraná, da RPC.

O secretário da Saúde, Beto Preto, disse que o objetivo é que a lei possa ser aprovada e comece a vigorar no Paraná a partir dos dias 16 ou 17 de março. “Vamos bolar uma proposta para a Assembleia Legislativa, mas claro, depende da aprovação dos deputados. Enquanto isso, nosso comitê da epidemiologia, junto com os municípios do Paraná, fará o estudo diário do número de casos. Pretendemos operacionalizar a partir de 16, 17 de março, se tudo correr bem, dentro também dos trâmites legislativos, cumprindo todas as normas e todas as leis vigentes”, acrescentou Beto Preto, ao mesmo telejornal.

Desde o início da pandemia, o Paraná registrou 2.358.865 diagnósticos positivos de Covid-19 e 42.356 mortes, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde (SESA). A taxa de recuperação entre os paranaenses é de 81,50%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.