Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rumo ao bilhete único

Integração temporal na Praça Carlos Gomes amplia conexões entre bairros e região central de Curitiba

Passageiros circulam pela estação-tubo da região central: integração temporal na Praça Carlos Gomes deve beneficiar 15 mil usuários por dia.
Passageiros circulam pela estação-tubo da região central: integração temporal na Praça Carlos Gomes deve beneficiar 15 mil usuários por dia. (Foto: José Fernando Ogura/Prefeitura de Curitiba)

Ouça este conteúdo

O transporte coletivo de Curitiba ganhou um reforço significativo com o início da integração temporal na Praça Carlos Gomes, anunciada pela prefeitura nesta semana. A nova funcionalidade passa a conectar três linhas expressas e oito linhas convencionais em um dos pontos mais movimentados do centro da cidade, beneficiando diariamente cerca de 15 mil passageiros, segundo estimativa da Urbanização de Curitiba (Urbs), órgão que gerencia o transporte coletivo na capital.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Com a medida, usuários das linhas Ligeirão Boqueirão, Boqueirão-Parador e Pinheirinho/Carlos Gomes, além de linhas como Marechal Hermes/Santa Efigênia, Ahú/Los Angeles, Água Verde, Jardim Social/Batel, Tarumã, Alto Tarumã, Cajuru e Solitude, poderão trocar de ônibus sem pagar nova tarifa dentro do intervalo de uma hora ou de 30 minutos quando a baldeação ocorrer entre estações-tubo. A integração temporal na Praça Carlos Gomes permite que o passageiro combine percursos que antes exigiam o deslocamento até um terminal físico.

Em agosto, a Praça Rui Barbosa também recebeu integração temporal. “Quem ganha com isso é a população trabalhadora, que usa o transporte todos os dias e passa a ter novas possibilidades com a mesma tarifa”, afirmou o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD).

VEJA TAMBÉM:

Integração temporal na Praça Carlos Gomes completa ciclos eixos do transporte

Com a implantação da integração temporal na Praça Carlos Gomes, Curitiba passa a ter os seis eixos estruturais do transporte coletivo conectados por algum tipo de integração temporal. Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, essa é a primeira vez que a cidade alcança um nível tão abrangente de conexões entre linhas expressas e convencionais.

“É um avanço que aproxima Curitiba de um futuro bilhete único, permitindo ao usuário circular por diferentes áreas sem depender exclusivamente de terminais”, afirmou. A funcionalidade flexibiliza a rede e oferece alternativas para quem precisa acessar regiões como o Boqueirão, a Linha Verde, o Centro e os bairros no entorno. Além disso, a integração possibilita que passageiros que embarcam na Praça Carlos Gomes acessem os expressos da Praça Rui Barbosa mantendo a mesma tarifa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.