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Máquina automática da Bigadello conta com várias opções de brigadeiro.
Máquina automática da Bigadello conta com várias opções de brigadeiro.| Foto: Bigadello/Divulgação

A marca paranaense Bigadello lançou seu modelo de franquias na edição mais recente da ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo no fim de junho. O foco da empresa é a expansão por meio de máquinas automáticas de venda de brigadeiros para todo o Brasil – a meta é implantar mais de 2 mil vending machines em todo o país.

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A marca foi criada em 2019 por Melina Kauss, então executiva de uma rede internacional de hotéis. Em entrevista à Gazeta do Povo, Mauro Castro, marido de Melina e sócio da empresa, explicou a origem do nome da marca. Tudo começou com um pedido feito pelo filho da chocolatier quando ele tinha 4 anos de idade.

“Ela sentia essa necessidade de passar mais tempo com os filhos, com a família. E um dia o caçula pediu: 'mãe, faz um bigadêlo pra mim'. Foi um pedido tão doce e tão sutil, porque o que ele queria era mais tempo com a mãe, mais coisas em família. Ela se comoveu, e esse foi o ponto de mudança na vida dela”, revelou.

A carreira estável de executiva foi substituída, então, pela iniciativa de empreender. O início da produção foi em casa, e a aceitação dos produtos foi tão grande que a comercialização passou da rede pessoal de contatos, parentes, amigos e vizinhos para o público em geral por meio de uma loja física.

“A partir dessa loja física surgiu a oportunidade de administrar uma cafeteria em um condomínio clube de Curitiba. A estrutura tem 730 apartamentos e um público potencial diário de cerca de 3 mil pessoas. Era praticamente um público de shopping center, e a Melina aceitou esse desafio”, contou Castro.

A ideia original da cafeteria se expandiu para um hub gastronômico, como explicou o sócio da Bigadello. O local passou a servir refeições, atender eventos e happy hour, mas a vontade de voltar aos doces foi maior, e o casal decidiu lançar uma máquina automática de venda de brigadeiros.

A iniciativa foi acompanhada por uma equipe de consultoria que ajudou os empreendedores desde a programação visual até a confecção das embalagens. A vending machine, instalada em 2023 em um dos maiores shoppings da capital paranaense, foi um sucesso, avaliou Castro.

“Foi uma inovação, porque é um dos doces mais tradicionais do Brasil vendido de uma forma totalmente automática. Isso possibilitou que as pessoas resgatassem aquela memória afetiva que todos nós temos com o brigadeiro por meio da tecnologia”, disse.

O interesse pelos produtos – com sabores que vão desde o tradicional chocolate até versões diferenciadas, como açaí e gorgonzola com goiabada, e sazonais, como brigadeiro de milho para as festas juninas – alçou a Bigadello para o ramo das franquias.

Bigadello vende desde os tradicionais brigadeiros de chocolate a opções variadas e sazonais.
Bigadello vende desde os tradicionais brigadeiros de chocolate a opções variadas e sazonais.| Bigadello/Divulgação

Com um faturamento de R$ 780 mil registrado em 2022, a marca projetou uma expansão para cinco vending machines no ano seguinte. A meta cresceu e hoje a expectativa é que 2 mil máquinas automáticas de brigadeiro sejam administradas pelos franqueados da marca.

Para garantir a qualidade dos produtos, os brigadeiros são produzidos na fábrica da Bigadello, e chegam aos pontos de venda congelados. “O franqueado não vai produzir, ele não vai nem manusear o material. Os doces são enviados de forma que o único contato seja para colocar o blister de brigadeiros dentro da embalagem de papel”, explicou Castro.

De acordo com o sócio da Bigadello, o potencial de faturamento das máquinas automáticas de brigadeiro é de R$ 15 mil mensais, com um lucro líquido estimado em R$ 5 mil por mês. Nas contas de Castro, o investimento inicial se paga em cerca de 18 meses.

Outro modelo de negócios oferecido pela marca é o de quiosques, em que o diferencial é o atendimento presencial e a venda de cafés especiais. Esta opção, segundo Castro, tem um potencial de faturamento de R$ 45 mil mensais, com lucro líquido estimado em R$ 15 mil por mês – o tempo médio de retorno, nas contas da marca, é de 24 meses.

Outra opção para as franquias da Bigadello são os quiosques, em que além dos doces, os clientes podem comprar cafés especiais.
Outra opção para as franquias da Bigadello são os quiosques, em que além dos doces, os clientes podem comprar cafés especiais.| Bigadello/Divulgação

“O nosso slogan é ‘brigadeiro, presente sempre’. Você pode presentear uma pessoa com o nosso produto, de tão bonita que é a embalagem. A Melina sempre me disse que gostaria que as pessoas enxergassem o brigadeiro como uma joia. É assim que nós tratamos os nossos produtos”, completou.

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