• Carregando...
Grupo de empreendedores beneficiados pelo modelo de negócio desenvolvido por Ariane Santos
Grupo de empreendedores beneficiados pelo modelo de negócio desenvolvido por Ariane Santos| Foto: Divulgação

Em 2013, Ariane Santos tinha perdido a avó, estava sem emprego e com quadro de depressão. Com apenas R$ 30,00 no bolso, teve a ideia que mudou sua vida: transformar um hobby em negócio.

Ariane sempre teve aptidão para customizar agendas e cadernos. Era conhecida na faculdade por personalizar o próprio material e presentear os colegas com itens feitos a mão. Os amigos se referiam aos objetos como “badulaques”, apelido de onde, anos depois, surgiu a Badu Design.

A empresa começou de forma bastante informal. Ariane customizou agendas e levou-as para uma papelaria. Os produtos foram rapidamente vendidos, e o negócio começava a decolar. A empreendedora foi selecionada para um projeto do Sebrae e não parou mais.

Quando os pedidos começaram a aumentar, Ariane percebeu que poderia ajudar outras mulheres a ter renda. Foi, então, que uma rede de capacitação começou a se formar: mulheres eram incentivadas a aprender sobre design e artesanato para conquistar autonomia. O negócio deu tão certo que, até agora, mais de 480 mulheres receberam capacitação em 20 municípios paranaenses. Para o ano que vem, os planos são de expansão. A Badu deve chegar a São Paulo e Rio de Janeiro.

Ariane viu na prática como o engajamento traz resultados. Hoje ela compartilha aprendizado com o Instituto Sivis, que atua na capital paranaense com o objetivo de fortalecer a democracia e gerar impacto social. Ela é uma das personalidades que contribuiu para produção do documento Agenda Comum, que aponta estratégias para aumentar o engajamento e a colaboração dentro da comunidade. A publicação é uma das contribuições trazidas pelo programa Cidade Modelo.

Ariane Santos em meio aos badulaques da Badu Design, que são confeccionados num modelo de economia solidária
Ariane Santos em meio aos badulaques da Badu Design, que são confeccionados num modelo de economia solidária| Divulgação

Para Ariane, esse trabalho é essencial, pois as pessoas querem fazer parte de projetos maiores. “A gente percebeu que as pessoas querem interagir mais, mas faltam espaços. A gente pode criar esses espaços. Todos querem as mesmas coisas, nós precisamos facilitar o caminho”, afirma.

Para a empreendedora, o grande motivo de orgulho é poder ter uma empresa rentável que ajuda no crescimento de outras pessoas. “É um negócio de impacto, que também é business e que pode ser próspero. É um negócio social”, conclui.

Programa Cidade Modelo

Nesta segunda-feira (25), Ariane vai participar do lançamento do Agenda Comum, do programa Cidade Modelo. O evento será realizado a partir das 19h no Encontro da Amazônia, rua Nilo Peçanha, 1907, bairro Bom Retiro, em Curitiba. Inscrições gratuitas para o evento podem ser feitas pelo email sara@sivis.org.br

Conteúdo editado por:Marcos Tosi
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]