• Carregando...
Obra de construção de novo reservatório em Curitiba, no Sítio Cercado, com capacidade para 10 milhões de litros.
Obra de construção de novo reservatório em Curitiba, no Sítio Cercado, com capacidade para 10 milhões de litros.| Foto: Divulgação/Sanepar

Os dois maiores reservatórios de água entre os quatro prometidos pela Sanepar para entrarem em operação em maio deste ano, em Curitiba, estão prontos, mas ainda não entraram em operação.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Os reservatórios do Sítio Cercado e do Santa Quitéria, que têm capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros cada, “passaram por uma revisão de cronograma, que teve impacto por atraso de entrega de material por parte dos fornecedores”, disse em nota a Companhia, consultada pela Gazeta do Povo. A nova previsão, segundo a Sanepar, é que esses reservatórios entrem em operação no fim deste ano.

Os reservatórios em si, as estruturas de armazenamento, já estão concluídos, porém seguem em andamento a implantação de uma adutora de água tratada e de redes de distribuição, as instalações elétricas e o sistema de automação.

No Sítio Cercado, a concretagem da laje que serve de base usou 470 metros cúbicos de concreto e 58 toneladas de aço. Esse reservatório terá 40 metros de diâmetro e 8 metros de altura, enquanto o do Santa Quitéria terá 33 metros de diâmetro e 10 metros de altura.

Entre as quatro estruturas previstas no Plano Diretor do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC) publicado em 2013 e prometidos para este ano, os dois de menor capacidade já estão em operação, o de Lamenha Pequena, com capacidade de 3 milhões de litros, e o de Butiatuvinha, com capacidade de 2,2 milhões de litros.

Segundo a Sanepar, os quatro reservatórios e os novos 107 km de tubulações vão modernizar e melhorar a performance do sistema integrado de distribuição de água tratada, seguindo o SAIC.

Sistema para prevenir prejuízos da estiagem

Construídos em aço vitrificado, esses reservatórios devem beneficiar diretamente cerca de 450 mil pessoas, atualizando o modelo de distribuição de água e atendendo ao crescimento populacional esperado. Os investimentos nesses reservatórios são em torno de R$ 150 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]