• Carregando...
Paraná atualiza plano de vacinação e grupo prioritário sobe para 4,7 milhões
| Foto: JONATHAN CAMPOS/AEN

O governo do Paraná fez mais uma atualização no seu plano estadual de vacinação contra a Covid-19, documento que é elaborado a partir de uma diretriz nacional, estabelecida pelo plano de vacinação do governo federal. A nova versão – a terceira desde o início da campanha de imunização – foi divulgada na última sexta-feira (30). Entre as alterações está a inclusão das gestantes e puérperas na décima terceira posição da fila de prioridades, ao lado de pessoas com comorbidades e logo atrás dos idosos. O grupo prioritário é formado por 28 subgrupos, incluindo sete subgrupos de idosos, com suas diferentes faixas etárias.

Estima-se que o grupo das gestantes e puérperas no Paraná seja composto por 155.865 pessoas. Assim, o grupo prioritário para receber a vacina no Paraná sobe para um total de 4.790.988 pessoas. Na primeira versão do plano estadual, a estimativa populacional do grupo prioritário ficava em 4.049.801 paranaenses. Depois, com uma atualização feita em março para incluir trabalhadores da indústria e da construção civil e do transporte aquaviário, o grupo prioritário passou a ter 4.635.123 pessoas.

Quando todo o grupo prioritário for vacinado no Paraná – 4.790.988 pessoas – será a vez do restante da população que têm mais de 18 anos de idade, estimada em 8.736.014 pessoas.

Já a estimativa de trabalhadores da saúde não foi alterada, embora o governo do Paraná esteja reivindicando junto ao Ministério da Saúde a revisão deste número. No plano estadual, consta que o Paraná teria 303.026 trabalhadores na área da saúde. O número, contudo, seria maior, e o governo estadual pede a revisão porque isso afeta no cálculo de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná. Segundo o governo estadual, para completar a imunização dos trabalhadores da saúde, são necessárias mais 78.400 doses de vacina.

Outra alteração feita no plano estadual inclui a vacina Pfizer/BioNTech na lista de imunizantes que estão sendo aplicados, juntamente com a AstraZeneca/Oxford e a Coronavac/Butantan. As primeiras doses da Pfizer chegaram ao Paraná no início da noite desta segunda-feira (3).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]