Além de oferecer testes gratuitos de Covid-19, o governo do Paraná avalia a adoção de barreiras sanitárias na entrada das cidades do litoral na tentativa de diminuir a transmissão do coronavírus na temporada de verão. A forma como será o controle está sendo discutido entre as secretariais estaduais de Saúde (Sesa) e de Segurança Pública (Sesp). No meio do ano, quando a pandemia teve a primeira explosão de casos, municípios como Pontal do Paraná e Antonina já fizeram barreiras sanitárias.
WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, as barreiras não são para impedir o ir e vir das pessoas. Mas para tentar detectar pessoas infectadas antes de entrar nas cidades litorâneas, que deve receber uma verdadeira multidão no verão, mesmo com o clamor do governo para que os turistas não irem para as praias pelo risco de aglomerações.
“O objetivo das barreiras sanitárias seria para medir a temperatura corporal das pessoas e informar dos riscos da circulação. A pandemia apertou e talvez este seja o momento mais difícil pelo qual estamos passando”, enfatizou Beto Preto no lançamento da operação verão nas praias, que nesta temporada vai se chamar Operação Verão Consciente, já que não haverá recreações na areia para evitar aglomerações. Todos os 200 recreadores contratados pela Paraná Esporte vão reforçar o trabalho da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e fiscais municipais de dissipar aglomerações na orla.
Se forem adotadas, as barreiras sanitárias, que devem ter o apoio do Batalhão Rodoviário da PM, vão orientar as pessoas que tenham sintomas de Covid-19, como febre, coriza, tosse e dor no corpo, a retornar para suas casas. “O ideal é que quem estiver com sintomas nem viaje. Se isole em casa”, pede o secretário de Saúde.
Testes
A Sesa está oferecendo testes gratuitos de Covid-19 em seis postos no Litoral durante a temporada. Os testes PCR-RT, que indicam se a pessoa está infectada, podem ser feitos em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Morretes. Os postos de testes também serão estendidos às praias fluviais no interior do estado aos finais de semana. “Nestes seis postos no litoral vamos atingir 2 mil testes por dia, um volume de testes que temos capacidade de fazer sem afetar a demanda geral do estado”, garante Beto Preto.
Antes mesmo da chegada dos veranistas, o litoral do Paraná já está com hospitais lotados com pacientes de Covid-19. A ampliação de leitos Covid-19 no Hospital Regional de Paranaguá, o único da região com UTI, apenas aliviou a sobrecarga do sistema.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião