• Carregando...
Sesa distribui doses para trabalhadores da educação nesta terça; veja ordem da fila
| Foto: Américo Antonio/SESA

No Paraná, a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da educação se inicia nesta semana, de acordo com o governo estadual. O primeiro lote de vacinas destinado ao grupo será distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) às 22 Regionais de Saúde do Estado nesta terça-feira (11). A partir daí, as regionais fazem a distribuição para os seus respectivos municípios. As 32.760 doses estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) desde o dia 3 de maio. São vacinas Covishield, fabricadas através da parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fiocruz.

Receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

O quantitativo integra a 16ª remessa de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde ao Paraná. Quando fez a remessa, o Ministério da Saúde destinava as doses para os grupos das pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente grave e grávidas, mas, por decisão do governo estadual, parte das vacinas acabaram reservadas aos trabalhadores da educação. Em cerca de 200 escolas da rede pública estadual, as aulas presenciais retornaram nesta segunda-feira (10).

De acordo com o governo estadual, nesta primeira etapa, apenas os trabalhadores ligados à Educação Básica serão vacinados. Outro critério é a idade, dos mais velhos para os mais novos: nesta primeira etapa, a ideia é vacinar aqueles que estão na faixa etária de 55 e 59 anos.

As doses representam 15,5% do grupo de trabalhadores da educação previsto pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, estimado em 210.897 pessoas. Neste número, estão contabilizados profissionais da rede pública estadual e municipal, da rede privada e da assistência social. Cerca de 8 mil trabalhadores da área já foram imunizados por terem idade acima de 60 anos, grupo já contemplado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]