Nesta terça-feira (30), o governo federal assina dois contratos que concretizam a transferência do controle de rodovias do Paraná à iniciativa privada. Anunciados como pioneiros na modelagem da nova política de concessões rodoviárias, os lotes 1 e 2 do novo pedágio paranaense serão geridos pelas concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, respectivamente, pelos próximos 30 anos. A solenidade será realizada no Palácio no Planalto.
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Ainda não há data anunciada para o retorno da cobrança de tarifa nas praças de pedágio que compõem os dois lotes. O Paraná está sem cobrança de pedágio desde novembro de 2021, quando foi encerrada a concessão anterior, que integrava o chamado Anel de Integração, marcado por escândalo de corrupção.
O governo federal evidencia que as novas concessões do Paraná - que começaram a ser desenhadas ainda durante a gestão governamental anterior - foram marcadas pelo ineditismo de unir vias estaduais e federais. Ao todo, as concessões foram divididas em um total de seis lotes, sendo esses os dois primeiros. Os leilões na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) ocorreram em agosto e em setembro do ano passado.
Com investimentos e serviços operacionais, as empresas serão responsáveis por aplicar R$ 30,4 bilhões em 19 trechos de rodovias.
Participam da assinatura dos contratos de concessão, nesta terça-feira, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale; o ministro dos Transportes, Renan Filho; e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
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