• Carregando...
Racionamento em Curitiba e região está mantido pelos próximos dias
Racionamento em Curitiba e região está mantido pelos próximos dias| Foto: Divulgação / Sanepar

O consumo de água em Curitiba e Região Metropolitana aumentou em 8% nesta semana, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A região, que sofre com a estiagem, vai continuar a ter rodízios no abastecimento pelo menos até a próxima segunda-feira, dia 30 (confira a programação abaixo).

De acordo com a Sanepar, além da falta de chuvas e do uso maior de água por conta das temperaturas altas registradas em março, a permanência das pessoas em casa por causa do coronavírus também pode ser um fator de aumento do consumo. “Algumas pessoas estão em ‘pânico’ por higiene e limpeza”, afirma o gerente de produção de água da Sanepar, Fábio Basso. “Precisamos lembrar que não há necessidade de lavar calçadas, carros e outras grandes áreas para evitar a doença. Vamos fazer um uso nobre da água, higienizando as mãos, alimentos e objetos pessoais”, recomenda.

O gerente explica que não somente a falta de chuva tem ocasionado a baixa nos reservatórios da Sanepar, mas principalmente a falta de chuva nos “lugares certos”, como nos leitos de rios e reservatórios.

Desabastecimento parcial

Enquanto permanecer a estiagem, a Sanepar deve continuar o rodízio no abastecimento de água de alguns bairros da cidade e Região Metropolitana. “Há alguns bairros que são abastecidos por dois sistemas diferentes da Sanepar. Quando divulgamos que o desabastecimento será parcial, quer dizer que somente uma parte da localidade ficará sem água”, explica o gerente.

Atualmente, pelo site da Sanepar, não há como saber qual região de cada bairro será afetada. A empresa afirma que está promovendo melhorias na página virtual para deixar esta informação mais clara.

O gerente afirma ainda que quando o mesmo bairro aparece com desabastecimento em dias seguidos, são partes diferentes do bairro que são afetadas em cada dia, ou seja, nenhum local terá o abastecimento afetado por mais de 24 horas.

Orientação

A Sanepar pede que os moradores façam uso racional da água, sem deixar de lado os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do coronavírus. O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

Calendário

25 de Março de 2020 (quarta)

Interrupção das 8h às 23h – normalização prevista para as 8h do dia seguinte

Fazenda Rio Grande: Eucaliptos, Hortência, Iguaçu, Nações, Santarém, Santa Terezinha,

São José dos Pinhais: Afonso Pena, Aviação, Boneca do Iguaçu,  Águas Belas, Independencia, Iná, Aristocrata, Guatupê, Rio Pequeno

26 de Março de 2020 (quinta)

Interrupção das 8h às 23h – normalização prevista para as 8h do dia seguinte

Curitiba (parcialmente): Campo de Santana, Caximba, CIC, Ganchinho, Tatuquara, Umbará, Sítio Cercado.

São José dos Pinhais: Parque da Fonte, São Marcos, Campina do Taquaral.

27 de Março de 2020 (sexta)

Interrupção das 8h às 23h – normalização prevista para as 8h do dia seguinte

Araucária: Cachoeira, Campina da Barra, Costeira, Iguaçu, Tindiquera.

São José dos Pinhais: Aristocrata, Centro, Zaniolo, Braga, Cruzeiro, Aguas Belas, Ouro fino, Costeira, Pedro Moro, Santo Antônio, Barro Preto, Campo Largo da Roseira, Arujá, Del Rey, Colônia Rio Grande, Itália, Bom Jesus.

28 de março de 2020 (sábado)

Interrupção das 8h às 23h – normalização prevista para as 8h do dia seguinte

Curitiba: Butiatuvinha, Cascatinha, Orleans, Santa Felicidade, São Braz, Santo Inácio.

Fazenda Rio Grande: Dos Estados, Iguaçu, Santa Terezinha, Jardim São Lourenço, Jardim Brilhante, Jardim Kokubo, Ipê, Eucaliptos, Nações.

Araucária: Campina da Barra, Costeira, Iguaçu, Tindiquera.

29 de março de 2020 (domingo)

Interrupção das 8h às 23h – normalização prevista para as 8h do dia seguinte

Curitiba: Sítio Cercado

30 de março de 2020 (segunda-feira)

Interrupção das 8h às 23h – normalização prevista para as 8h do dia seguinte

Curitiba: Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Xaxim, Pinheirinho, Ganchinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]