A Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) vai instalar cinco reservatórios modulares no Litoral para reforçar o abastecimento de água no verão 2021/2022. Os reservatórios, que são móveis, tem capacidade de 70 mil litros e tem sistema de bombeamento para puxar água do sistema, mas também pode ser abastecido por caminhões-pipa.
RECEBA NO WHATSAPP NOTÍCIAS DO PARANÁ
Sem as barreiras sanitárias que impediram o acesso aos municípios costeiros e fecharam praias na temporada passada para prevenir a transmissão Covid-19, o comércio local prevê a retomada do turismo na próxima temporada, o que vai aumentar o consumo de água. A Sanepar calcula que nos picos do verão, como o Ano Novo, o consumo de água no Litoral deva ficar quatro vezes maior do que nos períodos fora de temporada.
A companhia de saneamento também vai instalar 29 geradores de energia elétrica movidos a óleo em Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Os geradores permitem que bombas transportem 50 litros de água por hora. Eles servem para manter o abastecimento mesmo que haja queda no fornecimento de energia.
A falta de água em dias pontuais é comum no Litoral do Paraná no verão justamente pela mistura entre o aumento abrupto no consumo gerado pelo grande volume de pessoas e o calor muito elevado. Para prevenir isso, a Sanepar utilizou os reservatórios modulares pela primeira vez no verão passado. Como o fluxo de turistas foi muito impactado na temporada 2020/2021 pelo pico da pandemia, foram instalados apenas duas dessa estrutura.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; acompanhe o Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião