Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Santuário de Schoenstatt

Santuário de Guarapuava é alvo de furto e profanação de sacrário

Furto e profanação no Santuário Schoenstatt de Guarapuava: sacrário é arrombado e hóstias consagradas, ostensório e teca são furtados. (Foto: Marcos Guerra/Wikimedia Commons)

Ouça este conteúdo

Um crime de furto e profanação no Santuário Schoenstatt Tabor das Vocações, em Guarapuava (PR), causou indignação e comoção entre fiéis católicos na manhã da quinta-feira (2). O sacrário da capela foi arrombado e foram levados uma âmbula com hóstias consagradas, um ostensório e uma teca de Eucaristia – objetos considerados entre os mais sagrados da Igreja Católica.

Segundo nota divulgada pelo bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, “trata-se de um ato grave de profanação, que não atinge apenas a comunidade local, mas fere o valor central da fé católica: a presença real de Cristo na Eucaristia”.

O crime

Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que uma pessoa força a entrada do santuário. O suspeito chega a empurrar uma das câmeras com uma cadeira para evitar ser filmado, mas ainda assim foi flagrado aproximando-se do altar, usando uma capa de chuva amarela para carregar os objetos furtados. Após o crime, ele atravessou o pátio, correu pela rodovia e fugiu pela mata.

De acordo com o registro policial, o autor vestia blusa preta, calça azul e tênis branco. Seu rosto estava oculto.

Medidas da Igreja

O furto foi descoberto pela funcionária responsável pela limpeza, que encontrou o sacrário arrombado e imediatamente acionou a polícia. O boletim de ocorrência foi registrado na 14ª Subdivisão Policial (14ª SDP), que agora analisa as imagens de segurança para identificar o autor. Ele poderá responder por furto qualificado e vilipêndio a objeto de culto religioso — crimes com penas severas previstas em lei.

A capela permanecerá fechada por tempo indeterminado. Em publicação nas redes sociais, o santuário convocou a comunidade para um tríduo de reparação — três dias de oração e jejum — oferecidos pela "reparação ao Santíssimo Sacramento, pela conversão dos corações e pela renovação da fé e do amor a Jesus Eucarístico.

Em nota, o Movimento Apostólico de Schoenstatt Brasil manifestou confiança e esperança diante do ocorrido: "Mesmo em meio a esta tristeza, reafirmamos nossa confiança filial na Mãe e Rainha de Schoenstatt. A Ela entregamos este acontecimento, pedindo que o transforme em graças de renovação da fé, unidade e amor à Eucaristia. Que, como Família de Schoenstatt, saibamos interpretar tudo à luz da fé e corresponder ao que Deus nos pede".

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.