• Carregando...
Doutor Ulysses
Trecho urbano da PR-092 em Doutor Ulysses| Foto: Gilson Abreu/AEN

O setor público está tendo mais importância no produto interno bruto (PIB) – a soma das riquezas geradas por uma economia ao longo de um determinado período – dos municípios paranaenses. Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a importância da administração, defesa, educação, saúde pública e seguridade social passou de 10,9% do PIB, em 2002, para 12%, em 2018.

Receba as notícias do Paraná por mensagem, no celular

A atividade pública é mais importante nos municípios do Paraná do que a agropecuária, que movimentou 8,3% da economia do estado em 2018. O estado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é o segundo maior produtor de grãos e se destaca na produção de suínos e aves.

O número de municípios em que o setor público é a atividade menos importante na economia local caiu de 64, em 2002, para 52, em 2018.

Ao mesmo tempo em que a máquina pública exerce mais influência na economia das cidades paranaenses, o número de municípios em que mais de um quarto do PIB vem de atividades governamentais caiu de 79, em 2002, para 67, em 2018.

Nove municípios tinham, em 2018, o setor público como principal fonte geradora de riquezas para a cidade. Eles são Doutor Ulysses, Miraselva, São Manoel do Paraná, Santo Antônio do Caiuá, Inajá, Guaraqueçaba, Tunas do Paraná, Marumbi e Sapopema. Em 2002, eram 13.

O município mais dependente do setor público em 2018 era Doutor Ulysses, na mesorregião metropolitana de Curitiba. 43,5% das riquezas geradas pelo município de 5,6 mil habitantes vem da esfera pública. A segunda atividade mais importante é a agropecuária, seguida de comércio e serviços.

Outra cidade da região metropolitana de Curitiba também está no pódio das cidades cujo PIB é fortemente influenciado pelo setor público: 35,5% do PIB de Piraquara tem essa origem. Ela é a terceira no ranking. A segunda é Miraselva, na região de Porecatu.

Sentido contrário

Ortigueira, na região de Telêmaco Borba, é a cidade em que a iniciativa privada tem a maior relevância no PIB municipal. Lá, 95,1% do PIB não está vinculada ao setor público. A atividade dominante é a indústria. E a tendência é de que continue sendo extremamente relevante para a cidade. A Klabin está realizando um investimento de R$ 9,1 bilhões na cidade. A fábrica de papel entra parcialmente em operação em julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]