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Show Rural 2024 foi realizado de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel (PR).
Show Rural 2024 foi realizado de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel (PR).| Foto: Divulgação/Coopavel

Os cinco dias de Show Rural Coopavel em 2024, realizado de 5 a 9 de fevereiro de 2024 em Cascavel (PR), atraíram 391.316 visitantes e geraram R$ 6,1 bilhões em negócios. Os números apresentados pela promotora do evento, a cooperativa Coopavel, indicam superação das metas iniciais que eram de 300 mil visitantes e R$ 5,5 bilhões em negócios.

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A avaliação foi realizada na sexta-feira (9) pelo diretor-presidente da cooperativa, Dilvo Grolli. “Na quinta-feira, um dia antes de encerrarmos o evento, já tínhamos superado os 330 mil visitantes e, apesar das oscilações no setor produtivo, com alguns segmentos não caminhando muito bem, superamos inclusive nossa meta de comercialização”, destacou.

Segundo o coordenador do evento, Rogério Rizzardi, há ainda negociações que ocorrem como reflexos diretos que não entram para esta contabilidade apesentada. “Além do que é comercializado diretamente no Show Rural, podemos multiplicar por três, pelo menos, os negócios que serão gerados a partir do evento, começaram a ser tratados no Show Rural e serão finalizados nas próximas semanas”, exemplificou ao considerar movimentações que podem passar dos R$ 18 bilhões.

Neste ano foram 600 expositores e o grande destaque ficou com as novas marcas e tecnologias de inovação que chegam como soluções a importantes gargalos, principalmente voltadas à pecuária em segmentos de avicultura, suinocultura e piscicultura. “Temos aviários e estamos cansados de sofrer com quedas frequentes de energia elétrica. Isso coloca os frangos em risco, decidimos comprar um gerador, além de melhorarmos o sistema de resfriamento da granja. Um investimento de R$ 1,5 milhão que vamos pagar em 12 anos”, reforçou o produtor rural Adilson Moreira.

Bovinocultura de leite será destaque na edição de inverno

Com o evento 2024 consolidado, Dilvo Grolli adiantou que já é hora de pensar nas próximas edições como a de 2025 que já tem data para ocorrer: de 10 a 14 de fevereiro. Ele também confirmou a realização da edição de inverno em agosto próximo, com datas a serem definidas.

“Neste ano o Show Rural de Inverno deverá focar principalmente na bovinocultura de leite diante das incessantes crises que o segmento vem enfrentando, precisamos estimular o consumo do leite produzido no Brasil e valorizarmos esse setor tão importante à economia agrícola, principalmente nas pequenas propriedades rurais que representam 72% das nossas áreas somente no Paraná”, lembrou.

Em 2023 o segmento de lácteos viveu um dos seus piores cenários de crise da história recente com produtores deixando o cultivo afundados em dívidas e problemas relacionados à comercialização.

Segundo Grolli o setor precisa ser pensado, como forma de política pública e estrutural, para que a produção nacional seja absorvida no mercado. "Não podemos deitar em berço esplêndido e achar que está tudo certo, podemos consumir o leite de qualquer lugar sem maiores preocupações. O produto brasileiro é de qualidade e precisa ser consumido pelo mercado", avaliou.

A cultura tem sofrido com a importação em elevados volumes, principalmente do leite em pó vindos do Uruguai e da Argentina o que acabou substituindo o produto nacional nas prateleiras dos supermercados, conciliado ao consumo menor com o achatamento do poder de compra das famílias nos últimos anos.

"Precisamos pensar em alternativas eficazes para o setor láctico brasileiro que é de qualidade, precisamos pensar também no nosso produto para o mercado internacional, entender o que fazer para alcançar mercados externos como fazemos bem em outras culturas, devemos trabalhar juntos para pensar em alternativas e ver o que o mercado quer e espera para este produto", considerou o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken.

Nos próximos dias a organização do Show Rural inicia o planejamento e estruturação do evento de inverno e o já tradicional de verão que será em fevereiro de 2025.

Para coordenador da feira, Rogério Rizzardi, o objetivo segue mantido. “Não queremos ser os maiores, mas os melhores. Então já está no planejamento uma ampliação no restaurante para evitarmos as longas filas como vimos neste ano, ampliarmos corredores e áreas cobertas para dar conta de tanto fluxo e possibilitarmos uma boa experiência aos nossos visitantes. Já começamos a nos organizar para isso”, reforçou.

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