O compromisso com a transição energética e a descarbonização dos transportes já é uma realidade no país, em especial, na cidade de Curitiba. Isso porque, dentro de seu complexo industrial, onde produz caminhões e chassis de ônibus, a Volvo irá utilizar o novo diesel renovável R5 da Petrobras. O combustível é produzido por um coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que pode variar de 5% (R5) até 10% (R10).
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Com a medida, a fábrica de Volvo reduzirá em 400 toneladas suas emissões anuais de CO2. Todo o consumo da fábrica de Curitiba passa a ser com este novo combustível, desde o primeiro abastecimento do tanque dos veículos que saem da linha de produção, passando por todo o trabalho nas pistas de testes, até outras tarefas e avaliações feitas em laboratório.
De acordo com o diretor de estratégia de produto da Volvo, Alan Holzmann, a principal vantagem do novo combustível é de não haver a necessidade de qualquer adaptação nos motores. A nova fórmula, ainda, pode ser misturada ao diesel convencional em diferentes proporções sem alteração de desempenho.
“O diesel renovável R5 é uma excelente alternativa para redução de emissões da frota de caminhões já em circulação no país. Além de poder misturá-lo ao diesel convencional, não é necessário alterar a cadeia logística de distribuição ou os processos de armazenamento”, explicou Holzmann.
Além disso, a assinatura paranaense não se limita ao endereço da montadora, localizada em Curitiba, mas igualmente, ao combustível, produzido na refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR). O diretor da Volvo acrescenta, também, que todo o consumo da fábrica da capital do estado passa a ser com este novo combustível.
“Desde o primeiro abastecimento do tanque dos veículos que saem da linha de produção, passando por todo o trabalho nas pistas de testes, até outras tarefas e avaliações feitas em laboratório. Este é mais um passo em nosso compromisso com a transição energética para a descarbonização dos transportes”, declarou.
Diesel R5 já está disponível
O diesel com conteúdo renovável está disponível no mercado e, ainda este ano, a empresa ampliará em aproximadamente 150% sua capacidade de produção. Outrossim, a utilização desta capacidade, dependerá das condições de mercado.
Para o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, a parceria está atendendo às demandas da sociedade e de vários clientes, que buscam produtos de menor impacto ambiental.
“O coprocessamento de diesel mineral com matéria-prima de origem renovável tem se mostrado um caminho viável, que irá contribuir para um mercado ambientalmente mais sustentável e para a transição energética. Essa é uma demanda dos tempos atuais, que englobam opiniões de clientes e sociedade”, afirmou.
Drástica redução de gás carbônico (CO2) na atmosfera
Com a adoção do novo combustível, a Volvo reduzirá em 400 toneladas as emissões por ano de gás carbônico. As metas da montadora se estendem de forma global, com o objetivo de reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos ofertados pela marca até 2030 e em 100% até 2040.
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