A participação da primeira-dama, Janja, no governo Lula é desaprovada por 47% dos eleitores que dizem conhecê-la. Outros 30% aprovam o trabalho de Janja. Os dados são de uma pesquisa do PoderData divulgada nesta sexta-feira (18).
A pesquisa foi realizada de 12 a 14 de outubro por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 181 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Dentre todos os entrevistados, 83% disseram conhecer Janja “bem” ou “de ouvir falar”. Dentre estes, 47% desaprovam o trabalho da primeira-dama. O percentual é igual ao que foi obtido em uma medição anterior feita no mês de maio.
A única diferença para a pesquisa anterior se deu entre os que aprovaram o trabalho de Janja. Em maio, o percentual dos que aprovam o trabalho da primeira-dama era de 31%.
A porcentagem dos que não souberam opinar (22%) manteve-se a mesma nas duas pesquisas.
Desaprovação do governo Lula voltou a crescer
A pesquisa também revelou que após um leve indicativo de queda na desaprovação, entre maio e julho, quando o índice chegou a 43%, o governo Lula registrou um novo movimento de alta na desaprovação e foi avaliado negativamente por 46% dos eleitores, em outubro. Já o percentual de aprovação saiu de 47%, em julho, para 46% este mês.
Em janeiro de 2023, no início do mandato, o governo Lula tinha 52% de aprovação e 39% de desaprovação.
Em outubro de 2024, o governo foi mais bem avaliado por jovens de 16 a 24 anos (60%) e por idosos de 60 anos ou mais (55%)
Por outro lado, foi mais desaprovado entre os que cursaram o ensino superior (54%) e os que ganham mais de 5 salários mínimos (53%).
O governo Lula também é mais desaprovado entre os homens (52%). Entre as mulheres, o governo é aprovado por 51% das entrevistadas.
Na região Nordeste, o governo Lula mantém, praticamente, a mesma configuração da pesquisa de janeiro de 2023, com 53% de aprovação e 39% de desaprovação. O governo foi pior avaliado nas regiões Centro-Oeste (55%) e Sul (54%).
Trabalho pessoal de Lula
Para 30% dos entrevistados, o trabalho do presidente Lula é considerado “ótimo/bom”. Em janeiro de 2023, esse índice era de 43%, o que representa uma queda de 13%.
Já o percentual dos que acham o trabalho do presidente “regular” passou de 14%, no início do governo, para 35% este mês.
Para 31%, o trabalho de Lula é “ruim/péssimo”. Em janeiro de 2023, esse percentual era de 35%.
Fiasco nas eleições e busca por palanques para Lula ampliam racha dentro do PT
Bolsonaro afirma que direita sem sua liderança é “utopia”; assista ao Entrelinhas
“Superapp” da primeira infância pode reduzir custos, mas levanta alerta sobre vigilância estatal
“Não existe privatização de escolas”, diz Tarcísio sobre PPPs na educação pública
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião