O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, Antônio Carlos Magalhães Neto, afirmou que vai apoiar a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), para a sucessão presidencial de 2026.
Segundo ele, Caiado é o nome mais forte dentro do partido devido à sua experiência política e aos resultados obtidos em Goiás, especialmente nos setores de segurança e educação. O goiano já sinalizou em diversas entrevistas que se colocava à disposição do União Brasil para concorrer.
“Se depender de mim e de outras lideranças do partido, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, será o candidato da legenda na próxima eleição presidencial”, afirmou durante uma palestra na Fundação FHC, na última terça (21).
ACM Neto, no entanto, ressaltou que a atual prioridade do partido é a pauta municipal, mas que o União Brasil terá um projeto próprio para as eleições presidenciais.
Terceira via só se “furar a bolha”
ACM Neto ainda citou que vê uma certa dificuldade em se estabelecer uma terceira via no país, e que ainda vê como "fundamental" o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Não vejo muito espaço para a terceira via, na divisão desse campo. Claro que tem muitos fatores que poderão ser decisivos, entre eles, o dos governadores deste campo e é claro, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro que será fundamental”, pontuou.
Essa visão, porém, pode mudar a menos que surja um candidato capaz de “furar a bolha”, movendo-se do centro para a direita sem se tornar refém do radicalismo. “Terá que haver um movimento de um candidato que não fique refém do radicalismo, das ideias que são pregadas por um lado ou outro”, observou.
Lula não se envolve
ACM Neto ainda criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que ele não se envolve com o governo e reforçou declarações anteriores de que o “governo de Lula cheirava a mofo”.
No entanto, ele acredita que Lula será o candidato do PT em 2026 devido à ausência de renovação no partido. ACM Neto vê que o petista mantém uma relação emocional forte com os eleitores do Nordeste, que vêem nele uma figura de sucesso pessoal.
“No fundo, muitos nordestinos enxergam nele uma oportunidade de sucesso que cada um gostaria de ter para sua própria vida”, explicou.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião