Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escândalo dos descontos em aposentadorias

Advogado confirma viagem de Lulinha a Portugal com “Careca do INSS” para conhecer fábrica de cannabis

Eduardo Girão
Senador Eduardo Girão provoca governistas com cartaz de Lulinha. (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, que representa Fábio Luís da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Lula, confirmou nesta segunda-feira (16) uma viagem que ele fez a Portugal em 2024 na companhia do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS".

O motivo da viagem, de acordo com Carvalho, foi conhecer uma fábrica que produz plantas de cannabis (nome científico da maconha) para fins medicinais. O pagamento das passagens aéreas e da hospedagem em Portugal teria corrido por conta de Antunes, um dos principais investigados pela Polícia Federal (PF) e na CPI do INSS.

Carvalho, que é amigo pessoal de Lula e de toda a família, deu as declarações em uma entrevista à Globonews e, procurado pela reportagem, confirmou as mesmas informações em ligação telefônica. Lulinha já tinha falado sobre esta viagem com pessoas próximas, mas foi a primeira vez que houve uma confirmação oficial da defesa.

Carvalho ficou surpreso quando questionado sobre qual seria o motivo de falar pela primeira vez sobre a informação, que nunca tinha sido confirmada na imprensa. A equipe de defesa jurídica já teria “justificado” o acontecimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), conforme informou outro advogado.

VEJA TAMBÉM:

“Fábio não está, de nenhuma forma, ligado ao Antônio Carlos, é só olhar as informações bancárias. Você não precisa confiar em mim, é só olhar o que foi vazado, há dias que já vazou tudo e não descobriram nada”, declarou Carvalho à Gazeta do Povo.

O advogado voltou a dizer que o Careca do INSS foi apresentado a Lulinha por uma amiga em comum, a empresária Roberta Luchsinger, que introduziu Antunes como um empreendedor de sucesso no ramo farmacêutico e da produção legalizada da erva psicoativa para a extração de seu princípio ativo, o canabidiol.

Carvalho foi enfático em dizer que a visita à fábrica não gerou nenhuma parceria comercial e que o Careca do INSS “nunca depositou um real” em contas de Lulinha.

Vazamentos "seletivos"

Outro advogado da defesa de Lulinha, Guilherme Suguimori, confirmou os esclarecimentos prestados ao STF, o que possibilitaria falar publicamente sobre assuntos como o desta viagem.

"Esses vazamentos seletivos, seja dos dados sigilosos, seja de pedaços do inquérito, sao uma exposicao terrível para o Fabio Luís, que estava sofrendo uma verdadeira devassa pública, ocasionalmente sobre questoes que sequer tinham relação com o inquerito. Nós optamos por apresentar isso em respeito à opinião pública e para esclarecer as questões que têm relação com o inquérito, para não seguirem questionamentos descabidos continuamente sobre os pontos que sempre pretendemos esclarecer ao STF", disse Suguimori.

Documentos apreendidos pela PF oferecem, desde o ano passado, indícios de que o Careca do INSS tinha intenção de adquirir um galpão em Portugal com o objetivo de investir em produção da cannabis. Essa instalação estaria no mesmo lugar que teria visitado com Lulinha em novembro de 2024. A maconha é descriminalizada em Portugal.

Na semana passada, Carvalho defendeu o arquivamento das investigações sobre Lulinha por “absoluta ausência de fatos a serem investigados”. O advogado Jeffrey Chiquini, que representa o assessor Filipe Martins no STF, chegou a pedir a prisão preventiva de Lulinha ao ministro André Mendonça, mas não foi atendido.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.