Ouça este conteúdo
Na última sexta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma declaração para duas rádios baianas que causou muita revolta e rendeu diversos memes nas redes sociais. "Se você vai no supermercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto tá caro, você não compra. Olha, se todo mundo tiver essa consciência e não comprar aquilo que ele acha que tá caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, porque senão vai estragar", disse Lula.
Curiosamente, no dia anterior, o presidente deu expediente em Brasília ostentando uma gravata da marca de luxo Louis Vuitton que passa longe de ser barata. Segundo a loja online da marca, uma gravata Oversize Monogram Shades na cor navy blue como a usada pelo mandatário custa a bagatela de R$ 1.680. O item também está disponível nas versões cinza e bleu clair.
No mesmo trecho da entrevista para as rádios Metrópole e Sociedade da Bahia, Lula afirmou: "Eu não posso comprar aquilo que eu acho que está sendo exagerado o preço, então, eu vou deixar na prateleira, eu não vou comprar. Eu compro amanhã, eu compro outra coisa, eu compro um similar. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro."
A fala foi amplamente explorada por parlamentares da oposição, como sinal de que o presidente está em descompasso com as dificuldades enfrentadas pela população cotidianamente. Senadores como Ciro Nogueira (Pogressistas-PI) e Marcos Rogério (PL-Rondônia) ironizaram o trecho da entrevista de Lula em suas redes sociais. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) chegou a produzir um vídeo sobre o tema que viralizou no Instagram e no X, entre outras redes.